No Programa Hora da Educação dessa quarta-feira (26), o Secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, recebeu o Subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Rodrigo Carneiro. O tema debatido foi “Atualização da Caderneta de Vacinação e Perspectivas para o Programa Saúde na Escola”.
Logo no início da live, Rodrigo Carneiro, falou sobre a importância da caderneta de vacinação. "Ela é uma ferramenta extremamente importante para que os profissionais de saúde possam conhecer a criança ou o adolescente de forma integral. A caderneta traz as vacinas e ainda outras informações úteis que vão desde à gestação ao desenvolvimento dessa criança. Tem todo o histórico no documento e manter em dia a imunização é proteger essa criança de forma integral” disse Rodrigo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a pandemia aumentou o número de pessoas que estão com a caderneta desatualizada. E, entre as doenças mais transmissíveis que circulam no mundo, Rodrigo citou o sarampo. "Para o sarampo é necessária uma cobertura vacinal maior. Tínhamos de 80 a 90% de imunização. E na pós-pandemia esse número caiu para até 10%. É primordial vacinar nossas crianças e adolescentes, " afirmou Rodrigo, que lembrou ainda do surto do vírus da Influenza, o H3N2, no final do ano passado devido à baixa cobertura vacinal.
"O ideal é que os pais que estão em dúvida se o esquema vacinal está em dia, procurem um posto de saúde para que possar tirar todas as dúvidas e atualizar, se for necessário”, explicou o subsecretário.
Desde o último dia 19, o Programa Saúde na Escola, PSE, está realizando o serviço de verificação das cadernetas de vacinação nas escolas e as imunizações que estão em atraso são atualizadas, com a autorização prévia dos pais ou responsáveis. Em apenas dois dias de vacinação foram aplicadas 64 doses em 60 alunos, já que alguns necessitavam de mais de uma vacina para completar o calendário de imunização.
Marcelo Feres também falou sobre o atendimento odontológico que vai ser realizado através da Secretaria de Saúde, aos profissionais da Educação, na Seduct. "É com parceria e boa vontade que a gente consegue avançar e nossos educadores começam vá enxergar isso e renascer a esperança, a gente percebe nisso no diálogo com diretores e professores, disse Marcelo."
VISITA MINISTRA
Antes da participação do subsecretário, Marcelo Feres conversou com a assessora técnica da Seduct, Catia Mello, sobre a vinda da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, além de secretários nacionais da pasta, nessa quinta-feira a Campos.
Durante o evento, a equipe do Ministério apresentou os programas que poderão ser aderidos pelos municípios do Norte e Noroeste do Estado. Catia, que já coordenou o PSE falou da importância da visita. "A vinda da Ministra vem para coroar todas as conquistas dessa equipe engajada e que nos ajuda a caminhar e trabalhar em prol da Educação e da Saúde", disse Catia.
Feres reforçou e disse que essa visita à cidade é algo raro, principalmente, quando é uma pauta ligada à Educação. "Realmente, é uma vitória e simboliza o reconhecimento nacional de que o que estamos fazendo em Campos no Programa Família na Escola (PFE) é de suma importância" acrescentou.