Agricultura antecipa trabalhos para o Prefeitura em Ação no distrito de Travessão
O trabalho, iniciado na vicinal que liga Brejo Grande a Caxeta, acontecerá também em localidades como Balança Rangel e Santa Ana e, amanhã, a secretaria vai disponibilizar serviços da Casa do Produtor e do CapacitaAgro
Dentro da proposta de implementar melhorias no distrito que sedia o Prefeitura em Ação, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca já atua na recuperação de estradas vicinais de Travessão, onde, neste sábado (28), será promovida a terceira edição do programa. Nesta edição, que acontece na Escola Municipal Albertina Venâncio, de 9h às 13h, a secretaria também vai disponibilizar os serviços ofertados pelos programas municipais Casa do Produtor e CapacitaAgro Campos.
O secretário Almy Júnior conta que equipes do programa Estradas do Produtor começaram os trabalhos pela vicinal que liga Brejo Grande a Caxeta. “A estrada tem 3,5 quilômetros de extensão e é importante via para o escoamento da produção agrícola da região, especialmente de cana de açúcar, em função deste período de safra. Pelo programa Estradas do Produtor, em parceria com o governo do estado, vamos trabalhar em outras estradas de Travessão e de todo o distrito”.
O diretor de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura, Robson Vieira, detalha os serviços. “Em Brejo Grande estamos com uma patrol, recuperando a pista com a colocação de brita corrida em pontos estratégicos e nos mais críticos. O governo Wladimir Garotinho está sendo o primeiro a utilizar esse material na recuperação de estradas e o resultado é excelente. Vamos, ainda, realizar esse mesmo trabalho em localidades da região, como Balança Rangel e Santa Ana, melhorando estradas como a do Osso, Zumbi dos Palmares, Estrada da Lígia. São vias importantes e a Prefeitura vai atender solicitações não só dos produtores rurais, mas de toda a população de Travessão e região”, disse o diretor.
AÇÃO NO SÁBADO - Nesta edição do Prefeitura em Ação, equipes da Agricultura vão fazer a divulgação dos cursos de capacitação do Programa CapacitaAgro Campos, que são direcionados a produtores, trabalhadores e moradores da zona rural do município. Participantes dos cursos recebem certificados do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ). Interessados também poderão agendar atendimento pela Casa do Produtor, para regularização fundiária e atualização cadastral, obtenção de documentos e declarações como o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR) e Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), entre outros.