Notícia no detalhe
Educação coloca o bullying no centro das discussões
A Secretaria de Educação, através da Coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural, realiza nesta terça-feira (26) palestra com o tema “Bullying no ambiente escolar” da psicóloga e professora Angélica Carvalho, para os professores e orientadores pedagógicos da rede municipal. O encontro faz parte do Projeto Viva a Diferença 2011 e acontece no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura, das 13h às 17h.
Visto que a violência adentrou os muros das escolas, os educadores estão preocupados em tentar examinar, refletir e procurar subsídios para enfrentar o assédio escolar conhecido como bullying. Os atos de discriminação e violência causam desde simples problemas de aprendizagem, até sérios transtornos de comportamento responsáveis por índices de suicídios e homicídios entre estudantes.
- Temos nos deparado com situações onde os valores éticos não são mais respeitados e o objetivo deste encontro é preparar os profissionais da educação para lidar com estas situações. As crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa auto-estima. Eles tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo contrair comportamento agressivo - destacou a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
As oficinas do Projeto acontecerão nos dias 04 e 17 de maio, das 14h às 17h, no Centro Educacional 29 de maio. No primeiro dia, a oficina será ministrada pelo Mestre Antonio Carlos Beijinho, com o tema "Os passos da Mana Chica". As interessadas devem estar vestidas de saias. Já no segundo encontro, a oficina será de capoeira com o Mestre Ivo e os professores devem estar com roupa adequada de malha ou ginástica.
Segundo a Coordenadora de Diversidade e Pluralidade Cultural na Educação, Jane Rangel, a capacitação está na preparação de um discurso docente coerente com a sua prática pedagógica. “De nada adianta passar um ensinamento ético para seus alunos e agir de forma contrária a esses ensinamentos. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, as atitudes respeitosas devem partir do professor, pois estas atitudes serão vistas como modelo, principalmente pelas crianças menores. Devemos estimular atitudes de respeito às diferenças, visto que o desrespeito a toda e qualquer diferença vivida tem sido fator de bullying no ambiente escolar”, informou Jane Rangel.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira