Os serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fizeram um maior sucesso entre os moradores do distrito de Travessão de Campos, durante a terceira edição do Prefeitura em Ação, neste sábado (28), na Escola Albertina Azeredo Venâncio. O programa, que leva às comunidades mais afastadas da área central os principais projetos e ações da prefeitura e das secretarias municipais, foi prestigiado pelo prefeito Wladimir Garotinho.
Dentre os serviços oferecidos pela SMS estava os da equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), com cartilha educativa nutricional, pesagem e uso do otoscópio, que é um equipamento para examinar o canal auditivo.
“A gente está fazendo uma inspeção do meato acústico externo (cuja função é conduzir os sons captados pela orelha para o tímpano), para avaliar as condições do canal auditivo. Caso tenha alguma alteração, nós sinalizamos e encaminhamos a pessoa para a avaliação auditiva que acontece na clínica de fonoaudiologia da UNIFLU. Essa ação faz parte do PSE, onde levamos esse serviço também para as escolas”, disse a fonoaudióloga do programa, Alessandra de Lima Cabral.
Além da inspeção, a equipe do PSE, que teve o apoio de estagiários do curso de fonoaudiologia da UNIFLU, orientou sobre a importância da audição e dos cuidados com o canal auditivo, dentre eles o mau uso de fones de ouvido.
“A gente fala sobre a importância desses cuidados, do tempo de uso dos fones de ouvido, porque a perda auditiva causada por excesso de ruído é irreversível. Então é importante conscientizar e alertar esses adolescentes”, mencionou a especialista.
Foto: Divulgação / Secretaria de Saúde
A estudante Rayssa de Barros, 11 anos, ficou assustada ao saber que os fones de ouvido podem danificar e muito o canal auditivo. “Estou achando isso aqui muito bom porque eu nunca tive acesso a esse tipo de serviço. Eu uso fone de ouvido direto e só escuto música de fone e no volume máximo. Agora já sei que isso pode me prejudicar e evitarei”.
Outra que elogiou os serviços da SMS foi Karla Maciela Alves, de 35 anos. Ela, que é moradora de Rio das Ostras, veio à Campos para participar do evento com seus dois filhos, que moram em Travessão. “É muito bom para a população esse tipo de trabalho porque aqui a gente pode fazer de tudo um pouco. Estive ali no estante da Vigilância Sanitária (VISA) e já saí aprendendo sobre como identificar um mel falso do verdadeiro. Adorei”.
Além do PSE e do VISA, o Departamento de Odontologia também esteve presente em Travessão, distribuindo kits de higiene bucal (escova, creme e fio dental) e orientando a população quanto a escovação de forma correta e demais cuidados. Já o Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), participou da ação com vacinação antirrábica em cães e gatos.