Notícia no detalhe
Entidades aprovam criação do Disque Direitos Humanos
Defensoria Pública, Ministério Público Estadual destacam a importância do serviço para garantir os direitos das minorias
Não à toa operadores do direito e dirigentes de entidades de proteção dos direitos das minorias consideram que a atual gestão da Prefeitura de Campos configura o governo mais inclusivo da história do município. O reconhecimento decorre do conjunto de políticas públicas relevantes que são implementadas pela municipalidade, notadamente pela SIRDH (Subsecretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos).
Autoridades se pronunciaram no ato solene que a SIRDH implantou o Programa Disque Direitos Humanos.
No auditório do Centro Administrativo José Alves de Azevedo, sede da Prefeitura compareceram a Promotora de Justiça da 3º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, Maristela Naurath; o Defensor Público do Núcleo da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro em Campos, Francisco Nascimento Colnago; a Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ/Subseção Campos, Ana Carolina Ramos; o diretor do CRIAARD/Degase (Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente/ Departamento Geral de Ações Socioeducativas) em Campos, Wátila Mendes Lírio; o Presidente da Fundação Municipal da Infância e Juventude, Fabiano de Paula; o Comandante da Guarda Civil Municipal, Wellington Levino; a Coordenadora do MNU (Movimento Negro Unificado), Manoelli Ramos; e dirigentes de entidades civis e religiosas, como da Associação dos Dirigentes dos Centros de Cultos Afros e das Lojas Maçônicas em Campos.
DEPOIMENTOS DAS AUTORIDADES
“Penso que essa iniciativa do Disque Direitos Humanos é pioneira entre municípios para este tipo de denúncia (sobre violação dos direitos humanos), é uma demonstração de dar valor às pessoas esquecidas. Infelizmente vivemos numa fase em que a violação dos direitos humanos vai se tornando coisa natural. É importante ter ferramentas como essa para conter o aumento do preconceito de todas as formas. O município já tem história de ter sido o último a abolir a escravatura, mas terá história na luta para prevalecer os direitos das minorias”, afiançou a Promotora Maristela Naurath.
“Qualquer ação de política pública para reparar o direito da pessoa humana, como é o caso do Disque Direitos Humanos para acessar informações e seus direitos, é louvável, porque é iniciativa importante para a cidadania”, resumiu o Defensor Público Estadual, Francisco Nascimento Colnago.

“Toda causa estabelecida dentro da legalidade deve ser apoiada. A instituição do Disque Direitos Humanos pela Prefeitura de Campos, como toda ação neste propósito, é bem-vinda. Muitas pessoas com seus direitos violados não têm onde recorrer. Mas um canal acessível para assegurar seus direitos muda o quadro de dificuldades e abre horizontes”, analisa o diretor do CRIAAD/Degase, Wátila Mendes Lírio.

“É imprescindível uma iniciativa como essa na defesa dos direitos humanos, porque o Disque Denúncia será um meio eficiente para produzir provas e contribuirá para dar subsídios para fazer valer os direitos humanos violados”, observou a Presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-RJ/Subseção Campos, Ana Carolina Ramos.
“Neste serviço (o Disque Denúncia), tem pessoas que vão operacionalizar o atendimento, as quais representam a maioria das demandas que vêm da base. Trata-se de um canal de demandas. Que no Disque Denúncia não seja apenas um canal de denúncias, acumulador de notícias, mas um canal de resolutividade a favor das minorias”, defende a Coordenadora do MNU (Movimento Negro Unificado), Manoelli Ramos
Últimas Notícias adicionadas
- 04/11/2025 17:08:54 Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
- 04/11/2025 16:44:36 Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
- 04/11/2025 15:44:13 Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
- 04/11/2025 15:07:55 Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
- 04/11/2025 13:07:42 Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Mutirão: Prefeito acompanha primeira cirurgia bariátrica na Santa Casa
0411 16h44Enfermeiros da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre saúde mental
0411 15h44Palácio da Cultura: Ruas da Pelinca em meia pista nesta quarta-feira
0411 15h07Igualdade Racial com vasta programação para o Novembro Negro
0411 13h07Meio Ambiente: Mobilização para processo eleitoral da sociedade civil para Comamsa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















