Aproximar a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) das escolas da Rede Municipal, principalmente as mais distantes do Centro. Esse tem sido o objetivo do trabalho das visitas semanais, realizado pelo setor pedagógico, com a supervisão, entre outros setores. A equipe visitou 40 escolas, ouvindo os professores, acolhendo, esclarecendo dúvidas e interagindo com os alunos.
A Coordenadora de Ensino Fundamental Anos iniciais, Verônica Gomes, explica como o trabalho é desenvolvido nas unidades. “O intuito é passar todas as informações acerca de nossos projetos, verificar quais são as necessidades no que diz respeito ao pedagógico da escola, dar explicações sobre todos os documentos pertinentes ao ano de 2022, quando o ensino presencial retornou e sanar todas as dúvidas que os professores, diretores possam ter. O melhor disso tudo é a gente ver a possibilidade de termos essa aproximação com quem faz a educação acontecer. E, ao mesmo tempo, interagimos com os alunos”, completa Verônica.
Verônica falou ainda sobre as visitas começarem pelas unidades que, geograficamente, estão mais distantes da Seduct. “São as que mais precisam de nossa presença, já que as outras têm mais facilidade de estar em contato presencial com a gente. Geralmente, quem trabalha nessas escolas mora na localidade, o que dificulta ainda mais a proximidade porque dificilmente vêm à sede do município. Então, as visitas são uma forma de levar o pedagógico, a supervisão, o Serviço Social da secretaria até esses locais”, explica Verônica.
A Educação Inclusiva também não fica de fora. Verônica explica que a escola que tem algum aluno com necessidades especiais educacionais ou apresentem características, mas ainda não têm o laudo, os educadores também recebem informações sobre como agir com essa criança ou adolescente.
“É muito bom saber que podemos trabalhar em equipe e que estamos todos abertos para isso porque é assim que fazemos as coisas darem certo. A Seduct é uma secretaria única e quanto mais integrados os setores trabalham, melhor. Até a Infraestrutura está sempre ouvindo as nossas demandas e atendendo o mais rápido. A Nutrição e a Educação Inclusiva também estão juntas nesse processo”, diz Verônica.
O setor pedagógico é formado por quatro coordenações: de Ensino Infantil; Fundamental Anos Iniciais, e Anos Finais e a de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Todas estão ligadas à Diretoria de Departamento Pedagógico, dirigido por Tânia Alberto. O secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, ressaltou a importância da aproximação com as escolas.
“Essa era uma grande reclamação das unidades. Para romper essa lacuna criamos projetos importantes como o Secretário em Ação, no qual os diretores podem conversar pessoalmente comigo e falar de suas dificuldades, além da criação do Comitê Permanente de Planejamento e Gestão (CPPG), formado por representantes da Seduct e gestores escolares, que recentemente ganhou novos integrantes. Estamos tentando criar uma gestão humanizada onde os setores vão até as escolas, ouvem as demandas das equipes e mostram o trabalho desenvolvido pela Seduct”, finalizou o secretário.