Na noite desta segunda-feira (30) durante solenidade de celebração dos 59 anos de fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2022/2023, o Prefeito Wladimir Garotinho enfatizou a importância das parcerias e renovou o convite à sociedade civil organizada para contribuir com a indicação de prioridade nos projetos de infraestrutura que começam a ser implementados pela municipalidade, haja vista ter conseguido sanar as dívidas encontradas. E, assim, poder investir na reestruturação do município, como obras de infraestrutura nos bairros e interior.
“Na atual gestão, a Prefeitura está aberta para que a sociedade civil possa participar com propostas e realizar programas e projetos em parceria”, convidou o Prefeito.
Wladimir ressaltou a importância das parcerias para promover o desenvolvimento e exemplificou: Foi graças à parceria firmada com o governador Claudio Castro é que foi possível, logo no início da nossa gestão, pôr em dia dois meses de salários atrasados, porque a Prefeitura estava com servidores com até seis meses com vencimentos em atraso e tinha deficit de R$ 300 milhões. Foi necessário fazer ajustes e tornamos a Prefeitura superavitária. Quando a gente trabalha de maneira correta e pensando no bem-estar da coletividade, Deus ajuda. Reconheço e agradeço o empenho da equipe que atua comigo e que possamos, em conjunto com a sociedade civil, definir os melhores projetos para realizar, seja em parceria com a iniciativa privada, com o governo estadual ou federal”, discursou o Prefeito.
PROPOSTAS SÃO ANALISADAS E ACATADAS QUANDO VIÁVEIS
A Subsecretária Municipal de Turismo, Patrícia Cordeiro, apresentou projeto macro para desenvolver o setor, em parceria com a iniciativa privada. O ex-presidente da CDL, José Francisco Rodrigues, o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio (FCDL-RJ), Marcelo Mérida, e o atual presidente da CDL, Edvar Júnior, destacaram a importância do projeto e a sensibilidade do prefeito em desenvolver parcerias e implementar medidas para apoiar o setor produtivo no período da pandemia.
Ao enfatizar a importância das parcerias com a sociedade civil organizada, o Prefeito citou propostas já acatadas e outras já inseridas no Plano para o Desenvolvimento do Turismo, que recebeu sugestões da própria CDL e outras, a exemplo da proposta de construção de uma ponte numa região estratégica da Lagoa de Cima para ligar a margem do lado Sul (Santa Rita) com a margem do lado Norte (São Benedito).
A sugestão da construção da ponte está no rol das medidas para implementar o turismo no balneário e foi direcionado para análise dos técnicos da Secretaria de Planejamento, Mobilidade e Meio Ambiente e da Secretaria de Obras e Infraestrutura. O projeto reduz o percurso rodoviário em mais de 40 quilômetros.
PREFEITO É CONDECORADO
Dirigentes de entidades do setor produtivo reconheceram a importância da abertura que a atual gestão tem dado para desenvolver ações em parcerias a favor do desenvolvimento de Campos. “Tivemos aqui na CDL, no período crítico da pandemia, diversos embates e pleitos e o Prefeito Wladimir sempre nos atendeu por entender a importância do setor produtivo na economia e na geração de empregos”, declarou o ex-presidente da CDL, José Francisco Rodrigues, no ato de transmissão de posse do cargo para Edvar Freitas Junior.
Ao lado do presidente do atual presidente, Edvar Junior, e do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Rio de Janeiro (FCDLs), Marcelo Mérida, o Prefeito Wladimir foi condecorado com o PIN Lojista. A insígnia é conferida às personalidades que contribuem para o desenvolvimento do setor produtivo.
DESTAQUE PARA ABERTURA PARA PARCERIAS
O novo presidente da CDL, Edvar Freitas Chagas Júnior, enalteceu a recente criação do Fundo de Cultura pela atual gestão da Prefeitura. “Queremos agradecer ao Prefeito pela abertura que tem dado às entidades da sociedade civil para contribuir com propostas voltadas para o desenvolvimento da nossa cidade. Posso destacar a parceria com a Subsecretaria de Turismo; a criação do Fundo de Cultura; o Termo de Cooperação Técnica para recuperação do Solar do Colégio, que abriga o nosso Arquivo Público municipal; a parceria firmada entre a CDL, o Copam e a Secretaria de Fazenda para viabilizar um Programa específico para quitação de débitos de IPTU de imóveis seculares; a parceria que a Prefeitura firmou conosco para fomentar segmentos do Comércio, como o evento Fashion Day. O resultado foi tão positivo que já estamos planejando mais dois: um no dia 1º de julho, em Goitacazes, e outro que será realizado no segundo semestre, em Guarus, em data a ser agendada”, enumerou o presidente da CDL, Edvar Chagas.