Notícia no detalhe
Ação integrada no resgate da auto estima da população
A prefeitura, com o apoio do Ministério Público Estadual, Polícias Civil, Militar e Rodoviária Estadual, além do Corpo de Bombeiros, vai realizar na segunda quinzena de maio uma ação integrada para promover cidadania, recuperar a auto estima e melhorar a qualidade de vida da população que, atualmente, vive nas ruas. A ação, segundo a secretária da Família e Assistência, Izaura Freire, visa identificar a popula-ção de rua e promover assistência através de atendimento mé-dico e social.
A secretária explica que, através da identificação, as pessoas poderão voltar para as cidades de origem, se for da vontade delas, ou serem encaminhadas para tratamento, quando se tratar de dependência química ou portador de doenças infecciosas ou sexualmente transmissíveis.
- A ação será bimestral para que se possa garantir cida-dania a estas pessoas que, hoje, vivem nas ruas e à população a certeza de que o poder público municipal não está alheio à questão social. Não podemos obrigá-los a sair da rua, mas continuamos oferecendo a eles a Casa da Cidadania até que possam voltar para suas casas, muitas delas em outras cidades. A Casa da Cidadania acolhe, em média, 30 pessoas por dia, oferecendo comida e abrigo - diz a secretária, ressaltando que a situação é temporária até estes moradores de rua possam voltar à uma condição normal, já que muitas vivem assim por uma situação temporária provocada, muitas vezes, pelo alcoolismo.
O subsecretário da Família e Assistência, Marco Soares, acrescenta que as pessoas serão identificadas e encaminhadas para tratamento, quando for necessário, para que possam ter mais dignidade e cidadania. “Através da Secretaria de Trabalho e Renda, vamos encaminhar estas pessoas para o mercado de trabalho. Muitas estão nas ruas, porque não lhes foi dada nenhuma oportunidade. A Secretaria de Justiça e Assistência Judiciária vai providenciar a segunda via dos documentos e a Polícia Civil vai identificar estas pessoas, porque muitas são procuradas pela família”, disse.
Entre os órgãos da prefeitura que estão envolvidos na ação estão, além da Secretaria de Família, as secretarias de Saúde, Justiça e Assistência Judiciária, Trabalho e Renda; Fundação da Infância e da Juventude; além da Guarda Civil Municipal.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















