Já está funcionando o Cartão Goitacá, Programa de Transferência de Renda lançado na tarde desta terça-feira (31), no Palácio da Cultura. Até o final do ano, o Programa contemplará 10 mil famílias em situação de extrema pobreza em Campos, referenciadas no CadÚnico do governo federal. Na solenidade de lançamento do programa foram entregues 64 cartões e os demais continuam sendo entregues no decorrer das próximas semanas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
O Prefeito Wladimir Garotinho destacou os esforços da atual gestão para reestruturar a rede de proteção social do município, uma vez que fora desmontada na gestão passada, ao desativar programas sociais relevantes como o Restaurante Popular e desativar, parcialmente, outros como o CentroPop e a Casa de Passagem.
“Quando assumimos a Prefeitura encontramos os equipamentos de proteção social destruídos, mas quem não tem compromisso com o próximo, precisa rever seu conceito de vida. Temos cumprido o mandamento bíblico, que é de cuidar do próximo. Temos consciência de que o ser humano tem que estar em primeiro lugar e tenho que agradecer a equipe que compreendeu exatamente o propósito desse governo na questão social e elaborou o Cartão Goitacá, que é para dar dignidade às famílias e ter o direito à comida e poder escolher o alimento que quiser comprar”, ressaltou o Prefeito.
O Cartão Goitacá recebeu as bênçãos do Pr. Maximiano Fernandes e Padre Márcio André Ribeiro, que foram unânimes em ressaltar a importância de todas as ações dedicadas a assistir aos menos favorecidos. "Quero agradecer ao Governo Municipal por olhar com carinho pelos menos favorecidos e que o Cartão Goitacá chegue sempre em boa hora para socorrer quem está na ponta com a família em dificuldades para obter o pão de cada dia”, defendeu o Pr. Maximiano Fernandes.
O Padre Márcio destacou a importância de estender a mão a quem precisa. “A nossa Igreja faz campanha da solidariedade e sei o quanto é importante entregar o alimento para quem tem a falta do pão. Quero agradecer ao Governo Municipal por olhar pelos menos favorecidos e que este Cartão cumpra o papel de pôr o pão na mesa de quem estiver em dificuldade para que tenham o alimento com dignidade”, declarou o sacerdote.
A Professora Leda Regina de Barros, que representou a comunidade acadêmica (Uenf, IFF e UFF), declarou que “não se faz política pública de baixo para cima sozinho. Ela cumprimentou o prefeito Wladimir e fez deferência à qualidade do trabalho realizado pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social em favor das famílias em vulnerabilidade.social.
“Quero parabenizar o Prefeito e toda sua equipe que trabalhou na construção do trabalho social, que resultou no Cartão Goitacá. Ao falar em construção, devo ressaltar que, neste ano, a UFF completa 60 anos e o processo de construção do novo Campus com mais seis cursos, além do Curso de Serviço Social que durante anos tem formado competentes assistentes sociais, tem a participação do então deputado federal Wladimir Garotinho, que trabalhou para garantir recursos de Emendas Parlamentares para garantir as obras. Não se faz política de baixo para cima sozinho e o parabenizo pela luta e consolidação do Cartão Goitacá”, destacou Leda Regina.
A Coordenadora do Programa Cartão Goitacá, Marselha Cardoso, enalteceu o trabalho das equipes que trabalharam para tornar o benefício realidade. “É importante ressaltar que o Cartão Goitacá é resposta do trabalho sério, feito a favor das famílias em situação de vulnerabilidade. O benefício do programa de transferência de renda proporciona o poder de escolha da família. Em vez do sacolão, o Cartão permite a opção de comprar o alimento que a família quiser. Ter uma cidade com o gestor que pensa que direito ao alimento como política pública é um privilégio para os moradores”, destacou Marcelia.
Dirigentes de entidades filantrópicas e autoridades do Executivo e do Legislativo prestigiaram o evento, dentre elas, os vereadores Álvaro Oliveira, Juninho Virgílio, Marcione da Farmácia, Silvinho Martins, Bruno Pezão e Marcos Elias.
DEPOIMENTOS DE BENEFICIÁRIAS
Para a dona de casa Alcilene da Silva Fidélis, mãe de seis filhos, o Cartão Goitacá representa alimento na mesa. “Tenho seis crianças e só eu sei a importância de poder contar com essa ajuda para garantir o pão. Chega em boa hora esse recurso que todo mês vai ser muito importante para minha família. Para mim e para meus filhos é garantia do alimento na mesa”, avalia Alcilene.
Para a dona de casa, Juliana Ribeiro, mãe de três filhos, “o Cartão Goitacá representa muita coisa para a minha família, porque significa garantia de comida na mesa. Sou mãe de três filhos e sei o que é procurar um biscoito no armário para dar a um dos filhos e não ter nada. Estou muito feliz por receber o Cartão”.
Para Juliana Sampaio, também mãe de três crianças e adolescentes, “o Cartão Cidadão é garantia de não doer o coração quando um dos filhos pede biscoito e ou leite e ter que dizer que não tem”.
“Receber esse Cartão é mais que um presente. Eu sei o valor que ele tem para mim e minhas crianças. Muitas vezes eu tenho que dividir entre eles o pouco que consigo e ficar sem comer. Por isso eu respeito muito as pessoas e autoridades que têm consciência em ajudar a quem passa por dificuldades”, declarou Juliana Ribeiro, que saiu da comunidade do Parque Esplanada para receber seu Cartão no lote dos 64 primeiros entregues durante a solenidade de lançamento do Programa.