O Prefeito Wladimir Garotinho entregou na manhã desta quarta-feira (01), mais 247 cartões do Programa Cartão Goitacá, um programa de transferência de renda municipal. O evento aconteceu na Vila Olímpica do Parque Guarus. As famílias beneficiadas são referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Parque Guarus e acompanhadas pelo Programa de Atenção Integral à Família (PAIF).
- Estou muito feliz de estar aqui hoje. Que vocês possam sair daqui direto para o supermercado. Está dando trabalho para reconstruir. Deus não abandona os seus e quem trabalha para o povo. Quero deixar claro que o cartão só vai ser dado para pessoas inscritas no Cadastro Único e com parecer da equipe técnica. Vamos ampliando as ações de atendimento às pessoas que mais precisam – disse o prefeito Wladimir Garotinho.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, informou que o saldo já está disponível nos cartões e os beneficiários podem realizar as compras. “Estamos contentes de poder estar contribuindo para a segurança alimentar das famílias da nossa cidade”, disse.
A coordenadora do CRAS, Karina Tannure, destacou a dificuldade das famílias com a ausência de programas sociais e falou da importância do cartão. “As pessoas buscavam atendimento e não tínhamos o que oferecer. Um trabalho bem feito requer planejamento e organização. O benefício será entregue de forma justa. Tudo será feito no tempo certo. As inclusões estão sendo feitas com responsabilidade”, disse a coordenadora, ao lado da assistente social, Eliana Carvalho.
Moradora do Parque Guarus, Mayra de Paula Alves, diz que o cartão chega em boa hora. “Estamos passando um período meio difícil e vai ser importante demais. Estou desempregada, tenho uma filha com deficiência. A renda que a gente tem, infelizmente, não dá para muita coisa. Vou poder comprar um arroz, feijão, uma mistura. Que felicidade”.
Jaqueline Abreu Terra, mãe de dois filhos, 27 anos, falou sobre a alta dos alimentos e ressaltou que o cartão conseguirá complementar a alimentação. “Vem numa ótima hora. Estou desempregada, moro de aluguel. Vai me ajudar muito. Já vou comprar leite, frutas, a prioridade são as crianças”.
- Meu esposo está desempregado e eu só tenho o Auxilio Brasil. Meu filho tem um problema de saúde depois de um acidente. A gente compra o remédio para ele. Vai me ajudar demais, pelo menos agora a comida na mesa é certa - comemorou a dona de casa, Ângela Maria Teodoro dos Santos, também referenciada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Parque Guarus.
Participaram do evento, o secretário de Comunicação Social, Sergio Cunha, o subsecretário de Desenvolvimento Humano Social, Henrique Oliveira; a subchefe do Gabinete do Prefeito, Carolina Jacomelli; a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos e a coordenadora do Cartão, Marcelia Cardoso.
A solenidade contou também com a diretora do CIEP Wilson Batista, Célia Maria Ferreira, que lembrou das ações realizadas pelo governo. “Quem já passou dificuldades sabe a importância do Cartão. O prefeito Wladimir Garotinho tem se preocupado em realizar ações que atendam as comunidades. Estou muito feliz, na certeza que as famílias, além da alimentação de qualidade ofertada na escola, agora terão mais comida na mesa”.
Serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.
E, ainda, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.