Ao entregar 590 Cartões Goitacá no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do distrito de Goitacazes na tarde desta quinta-feira (02), a Prefeitura de Campos atinge a marca de 1.079 famílias atendidas com o novo Programa Municipal de Transferência de Renda, lançado no dia 31 de maio, que até o final deste ano poderá contemplar 10 mil famílias.
O Prefeito Wladimir Garotinho e o Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, estiveram no CRAS Goitacazes e prestaram esclarecimentos sobre o novo Programa de Transferência de Renda.
Ele falou sobre as ações que a Prefeitura vem realizando em favor das famílias na situação de extrema pobreza e anunciou que vai construir uma unidade do CRAS na Praia do Farol de S. Tomé, conforme projeto já encaminhado à Caixa Econômica Federal (CEF), aguardando liberação dos recursos para a construção.
“Quem fala mal de um programa social é porque perdeu a sensibilidade em relação a dor do próximo ou, então, porque nunca passou dificuldades na vida. Nós, como gestores, ao criar este Programa e disponibilizar esse Cartão para assegurar o direito à alimentação, estamos cumprindo um dos deveres da Prefeitura, que é fazer valer a Constituição ao cuidar das pessoas nas suas necessidades básicas para sobrevivência. Infelizmente, a Prefeitura não tem recursos para fazer tudo o que a população precisa e merece, mas definimos prioridades e a fome é uma delas”, destacou o Prefeito, que lembrou de outras ações sociais já desenvolvidas na atual gestão.
“Assim que assumimos a Prefeitura encontramos toda rede de proteção social destruída. Temos uma população imensa que precisa de apoio do poder público e estamos trabalhando firmes com a competente equipe da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social. Em parceria com o governador Cláudio Castro, reabrimos o Restaurante do Povo, que é inserido no Progama RJ Alimentos e serve 1.500 refeições/dia e ajuda muita tente; implantamos o Programa Mãe Coruja, que entrega enxovais completos para os bebês das mães em situação de vulnerabilidade”, enumerou o prefeito.
O Secretário da pasta, Rodrigo Carvalho, falou do esforço das equipes para remontar os Programas Sociais. “Estamos remontando a rede de proteção social que, além dos programas que atendem a grande massa da população que está na ponta sofrendo com a falta de emprego potencializado pela pandemia, cuidamos de reestruturar equipamentos de proteção social como o CetroPop; a Casa de Passagem e ainda os muitos convênios com as entidades assistenciais da nossa cidade. Como o Prefeito tem dito, não temos condições de fazer, tudo porque os recursos não alcançam as demandas, mas vamos avançando com muito esforço e boa vontade de realizar”, declarou Rodrigo Carvalho.
BENEFICIÁRIAS
“Eu estou muito feliz por saber que, a partir de agora, vou ter uma garantia de R$ 200 para poder comprar alimentos para meus quatro filhos. O Cartão Goitacá vai me ajudar muito e chega em boa hora. Eu perdi o recadastramento do Bolsa Família do Governo Federal e só vou voltar a receber depois de agosto”, relatou a dona de casa, Samantha Rosa Gomes, moradora do bairro Donana, mãe de crianças na faixa etária entre três meses e oito anos.
“Moro no interior e sem oportunidade de trabalho. Sou cadastrada no CRAS e estou recebendo esse Cartão Goitacá, que vai ajudar muito a minha família. Vou sair daqui e fazer compras, porque tenho uma filha de seis anos e vou comprar frutas e legumes”, declarou a dona de casa, Milena dos Santos Ribeiro, moradora no distrito de Saturnino Braga.
“Tenho três filhos com idades de três anos, cinco anos e oito anos. O Cartão Goitacá vai ajudar muito no orçamento de casa, porque durante a pandemia nós e muita gente perdemos muita coisa, inclusive, o emprego. Achar outro emprego é muito difícil e essa ajuda surge em boa hora. Temos que agradecer a Deus por termos autoridades que ajudam a quem mais precisa na prioridade”, declarou dona Sandra Oliveira, moradora no bairro da Tocaia, no distrito de Goitacazes.
“Eu e meus filhos estamos precisando muito desse apoio. Tenho dois filhos e para falar a verdade essa ajuda chega em boa hora, no momento certo, porque estou desempregada. Vou sair daqui direto para o Supermercado, porque já avisaram pra gente que os cartões já estão carregados com crédito de R$ 200,00. Vou fazer um jantar especial para minha família hoje mesmo, um estrogonofe de frango”, comemorou Kissila Gomes do Nascimento.
CONDICIONALIDADE
O Cartão Goitacá foi lançado na noite de terça-feira (31). Serão priorizadas famílias numerosas, que tenham em sua composição idosos e pessoas com deficiência sem fonte de renda e sustento; pessoas e famílias vítimas de calamidades e emergências; mulheres chefes de família e seus filhos, mulheres em situação de violência e jovens egressos dos acolhimentos institucionais.
E, ainda, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico; ter renda mensal per capita na faixa da extrema pobreza; ser morador (a) do município de Campos há no mínimo 3 anos e, preferencialmente, não estar inserido em outros programas de transferência de renda.