Numa solenidade que reuniu contadores, dirigentes de entidades do setor produtivo e empresários, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campos (CDL), o Prefeito Wladimir Garotinho assinou três importantes convênios - com o Sebrae, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ) e Jucerja - que vão impactar positivamente a economia de Campos com capacitação de contadores, servidores públicos e digitalização de procedimentos.
O convênio assinado com a Jucerja autoriza a permanência da Delegacia Regional da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro em Campos, atendendo à classe empresarial nas instalações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o que evita, por exemplo, que os contadores tenham que viajar à sede no Rio, para procedimentos de regulamentação das empresas.
Wladimir destacou que as ações adotadas pela Prefeitura têm contribuído para a retomada da economia, que foi afetada pela Pandemia da Covid-19. “Logo no início do Governo, conforme entendimentos com o setor produtivo, emiti um decreto chamado “Decreto da Desburocratização”. Hoje, além de termos a Jucerja junto à Secretaria de Desenvolvimento, avançamos em procedimentos que permitem abrir uma empresa em menos de 48 horas. Em 2021 Campos abriu 1.400 novas empresas e estamos com equipe trabalhando para qualificação de mão de obra e formar ambiente positivo para criação de novas empresas, que gerem empregos”, relatou o Prefeito.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, informou que, agora em 2022, já foram criadas 540 novas empresas. “Temos atuado conforme o Plano de Trabalho estabelecido pelo Prefeito no início do governo e temos tido bons resultados, graças às parcerias. Junto da Jucerja, por exemplo, temos sanado vários problemas que emperravam os trabalhos dos contadores e atrapalhavam as empresas”, exemplificou Knust.
O convênio assinado com o CRC-RJ, no formato de Termo de Cooperação Técnica, vai proporcionar treinamento aos contadores do quadro de servidores da Prefeitura para capacitação quanto à nova legislação do Sistema de Registro Integrado (REGIN), um sistema informatizado que integra os órgãos públicos envolvidos no Registro de Empresas (Junta Comercial, Registro Civil das Pessoas Jurídicas, Receita Federal, Secretaria de Fazenda Estadual, Prefeituras) com objetivo de desburocratizar os processos de abertura e alteração para dar celeridade e transparência nos procedimentos fiscais.
O convênio celebrado com o Sebrae visa aplicar treinamento dos servidores que atuam no atendimento e orientação aos Microempreendedores Individuais (MEI).
O Prefeito Wladimir recebeu cumprimentos dos dirigentes das entidades pela boa vontade em desenvolver parcerias e apoiar o setor produtivo, visando o desenvolvimento. “Desde que assumimos a Prefeitura temos firmado parcerias com o propósito de promover o desenvolvimento. Temos aqui o Secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Rezende, que sabe como encontramos a situação financeira da Prefeitura, com deficit de R$ 300 milhões. Naquele dia, ao sair da Secretaria de Fazenda, o que fiz quando chegar a casa foi orar e pedir a ajuda de Deus para conduzir a Prefeitura. Não tinha como imaginar que hoje já pudéssemos estar com as contas sanadas e poder avançar na reestruturação do município. Tem sido muito importante as parcerias, como estamos fazendo aqui hoje. O conjunto de procedimentos disponibilizados pelas instituições participantes do Convênio vai proporcionar ao empresário uma consulta antecipada a estas instituições para verificar a viabilidade da implantação da sua empresa”, considera o Prefeito.
Participaram da solenidade o Prefeito Wladimir Garotinho; o Secretário de Transparência e Controle, Rodrigo Rezende; o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust; o Presidente do CRC-RJ, Samir Nheme; a Delegada Regional do CRC-RJ, Fabiana Almeida; o gerente regional do Sebrae/Norte Fluminense, Guilherme Reche; e dirigentes de entidades do setor produtivo, como CDL, Acic e Carjopa.