Notícia no detalhe
Bullyng no ambiente escolar é discutido em Campos
“Bullyng no Ambiente Escolar: Uma questão de Educação”. Este é o tema que foi discutido na tarde desta terça-feira (26) com os professores da rede municipal. A palestra foi ministrada pela professora da Escola Municipal Sagrada Família, a psicóloga Angélica Carvalho, e organizado pela coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural da Secretaria Municipal de Educação (Smec). As atividades foram realizadas, das 14h às 17h, no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
A professora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, de Santo Eduardo, Marilene da Silva Ribeiro relatou que os casos de bullyng acontecem em virtude da luta do forte contra o fraco. “É um assédio constante. Com as turmas do primeiro segmento, é mais fácil trabalhar porque são alunos menores. Nós criamos vínculos com eles e, em função disso, é mais fácil detectar e trabalhar o problema”.
Segundo Angélica Carvalho, o bullyng sempre foi um problema enfrentado pelos professores, mas era pouco discutido nas escolas, contudo, ela relatou que depois da chacina que aconteceu, no dia 7 de abril, no bairro Realengo no Rio de Janeiro, os assuntos passaram a ser mais abordados e esse foi o principal objetivo da realização do evento.
“Os maiores casos de bullyng entre os alunos se referem a não aceitação das diferenças. A nossa função é ser um mediador entre a criança, a família e criar um ambiente escolar de amizade e companheirismo. Os maiores casos de bullyng acontecem por causa de preconceitos raciais, questões religiosas, condições sociais, econômicas entre outros problemas que acabam gerando um clima de animosidade. O papel da escola é trabalhar a ética, respeito, cidadania etc.”, relatou.
A palestra do bullyng está inserida na programação do projeto: Viva a Diferença, desenvolvido pela coordenadora diversidade racial da secretaria. A coordenadora, Jane Rangel relatou que o objetivo deste projeto é discutir temas voltados para a diversidade de um modo geral. “No final do ano passado, falamos sobre o bullyng, mas foi voltado apenas para a questão sexual. Decidimos repetir o tema por causa da grande procura e para falarmos do tema de forma mais generalizada”, finalizou.
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, relatou que o bullyng tem sido uma das grandes preocupações e que, em função disso, a Secretaria de Educação vem realizando vários encontros. “Este foi o terceiro evento que realizamos para falar sobre bullyng, mas a secretaria está aberta para ouvir os professores e receber sugestões sobre como minimizar este problema dentro das unidades escolares”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes