Notícia no detalhe
Bullyng no ambiente escolar é discutido em Campos
“Bullyng no Ambiente Escolar: Uma questão de Educação”. Este é o tema que foi discutido na tarde desta terça-feira (26) com os professores da rede municipal. A palestra foi ministrada pela professora da Escola Municipal Sagrada Família, a psicóloga Angélica Carvalho, e organizado pela coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural da Secretaria Municipal de Educação (Smec). As atividades foram realizadas, das 14h às 17h, no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
A professora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, de Santo Eduardo, Marilene da Silva Ribeiro relatou que os casos de bullyng acontecem em virtude da luta do forte contra o fraco. “É um assédio constante. Com as turmas do primeiro segmento, é mais fácil trabalhar porque são alunos menores. Nós criamos vínculos com eles e, em função disso, é mais fácil detectar e trabalhar o problema”.
Segundo Angélica Carvalho, o bullyng sempre foi um problema enfrentado pelos professores, mas era pouco discutido nas escolas, contudo, ela relatou que depois da chacina que aconteceu, no dia 7 de abril, no bairro Realengo no Rio de Janeiro, os assuntos passaram a ser mais abordados e esse foi o principal objetivo da realização do evento.
“Os maiores casos de bullyng entre os alunos se referem a não aceitação das diferenças. A nossa função é ser um mediador entre a criança, a família e criar um ambiente escolar de amizade e companheirismo. Os maiores casos de bullyng acontecem por causa de preconceitos raciais, questões religiosas, condições sociais, econômicas entre outros problemas que acabam gerando um clima de animosidade. O papel da escola é trabalhar a ética, respeito, cidadania etc.”, relatou.
A palestra do bullyng está inserida na programação do projeto: Viva a Diferença, desenvolvido pela coordenadora diversidade racial da secretaria. A coordenadora, Jane Rangel relatou que o objetivo deste projeto é discutir temas voltados para a diversidade de um modo geral. “No final do ano passado, falamos sobre o bullyng, mas foi voltado apenas para a questão sexual. Decidimos repetir o tema por causa da grande procura e para falarmos do tema de forma mais generalizada”, finalizou.
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, relatou que o bullyng tem sido uma das grandes preocupações e que, em função disso, a Secretaria de Educação vem realizando vários encontros. “Este foi o terceiro evento que realizamos para falar sobre bullyng, mas a secretaria está aberta para ouvir os professores e receber sugestões sobre como minimizar este problema dentro das unidades escolares”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6IPTU 2025: Guias para pagamento podem ser emitidas a partir desta sexta-feira