Notícia no detalhe
Bullyng no ambiente escolar é discutido em Campos
“Bullyng no Ambiente Escolar: Uma questão de Educação”. Este é o tema que foi discutido na tarde desta terça-feira (26) com os professores da rede municipal. A palestra foi ministrada pela professora da Escola Municipal Sagrada Família, a psicóloga Angélica Carvalho, e organizado pela coordenação de Diversidade e Pluralidade Cultural da Secretaria Municipal de Educação (Smec). As atividades foram realizadas, das 14h às 17h, no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura.
A professora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, de Santo Eduardo, Marilene da Silva Ribeiro relatou que os casos de bullyng acontecem em virtude da luta do forte contra o fraco. “É um assédio constante. Com as turmas do primeiro segmento, é mais fácil trabalhar porque são alunos menores. Nós criamos vínculos com eles e, em função disso, é mais fácil detectar e trabalhar o problema”.
Segundo Angélica Carvalho, o bullyng sempre foi um problema enfrentado pelos professores, mas era pouco discutido nas escolas, contudo, ela relatou que depois da chacina que aconteceu, no dia 7 de abril, no bairro Realengo no Rio de Janeiro, os assuntos passaram a ser mais abordados e esse foi o principal objetivo da realização do evento.
“Os maiores casos de bullyng entre os alunos se referem a não aceitação das diferenças. A nossa função é ser um mediador entre a criança, a família e criar um ambiente escolar de amizade e companheirismo. Os maiores casos de bullyng acontecem por causa de preconceitos raciais, questões religiosas, condições sociais, econômicas entre outros problemas que acabam gerando um clima de animosidade. O papel da escola é trabalhar a ética, respeito, cidadania etc.”, relatou.
A palestra do bullyng está inserida na programação do projeto: Viva a Diferença, desenvolvido pela coordenadora diversidade racial da secretaria. A coordenadora, Jane Rangel relatou que o objetivo deste projeto é discutir temas voltados para a diversidade de um modo geral. “No final do ano passado, falamos sobre o bullyng, mas foi voltado apenas para a questão sexual. Decidimos repetir o tema por causa da grande procura e para falarmos do tema de forma mais generalizada”, finalizou.
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, relatou que o bullyng tem sido uma das grandes preocupações e que, em função disso, a Secretaria de Educação vem realizando vários encontros. “Este foi o terceiro evento que realizamos para falar sobre bullyng, mas a secretaria está aberta para ouvir os professores e receber sugestões sobre como minimizar este problema dentro das unidades escolares”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18