O Morar com Saúde, realizado neste sábado (04) no Recanto Solares Campista – no conjunto residencial Morar Feliz do Parque Esplanada –, cumpriu mais uma vez com objetivo de promover a prevenção da saúde e assistência social, beneficiando centenas de pessoas, que aprovaram os serviços ofertados por mais de cinco horas.
Coube à Secretaria de Saúde (SMS) levar à população serviços como consultas nas áreas de clínica geral, pediatria e oftalmologia, assim como exames citopatológico (preventivo), mamografia, agendamento e orientação sobre planejamento familiar, que inclui laqueadura e vasectomia.
Também foi realizada triagem com aferição de pressão arterial e glicemia, vacinação contra gripe e Covid-19, inclusive iniciou a aplicação da 2ª dose de reforço em pessoas de 50 anos, dentre outros imunobiológicos do calendário de rotina da criança e do adolescente. Quem procurou o Morar com Saúde ainda contou com serviços odontológicos e o atendimento com nutricionista e pesagem das crianças.
Entre os beneficiados está Greice Maria Ribeiro de Souza, de 45 anos, que levou os netos, os gêmeos Ravi e Levi para consulta com pediatra e também para pesagem. “Eles são prematuros e fizeram hoje consulta de rotina. O atendimento foi muito bom e os profissionais bastantes atenciosos”, disse.
A dona de casa Jocileia dos Santos, de 53 anos, disse que o bairro estava precisando de uma ação como essa. Segundo ela, por causa da pandemia do coronavírus, teve dificuldades para mostrar exames ao médico e aproveitou o Morar com Saúde para uma consulta com clínico geral. “Estava precisando. Fui tão bem atendida que já sai daqui com os medicamentos”, disse a dona de casa, também foi atendida na tenda da farmácia.
Ainda na área de prevenção à saúde, agentes de combate às endemias percorreram dezenas de imóveis eliminando focos do mosquito Aedes aegypti, com objetivo de reduzir os riscos de elevação dos casos dengue, zika vírus e febre chikungunya na cidade. Também foram realizados serviços de combate a roedores, vacinação antirrábica para cães e gatos e agendamento para castração.
IMPORTÂNCIA DO PROJETO – O secretário de Saúde, Paulo Hirano, destacou que o Morar com Saúde é mais um projeto que segue a determinação do prefeito Wladimir Garotinho de estar mais perto da população, de levar assistência em saúde para as regiões menos favorecidas e as mais distantes do Centro.
“Trazemos toda estrutura de assistência à saúde para o local, oferecendo consultas médicas, exames, orientações sobre os serviços de saúde. São vários produtos que são oferecidos à população no seu local de moradia, como acontece dentro da comunidade, e isso vem trazer realmente um alento. A gente consegue aqui identificar uma série de fatores e fazemos as intervenções necessárias para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa determinação do prefeito, estamos cumprindo o que está planejado no seu plano de governo”, ressaltou.
Rodrigo Carneiro, subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, destacou que, por meio do Morar Saúde, “foi observado que a maior carência da população, principalmente por causa do fechamento de várias Unidades Básicas de Saúde na gestão passada, está associada às doenças crônicas, como, por exemplo, hipertensão, diabetes, hipertireoidismo e dislipidemia para adultos. Já para as crianças são as doenças respiratórias que são comuns nessa época do ano”.
“Por meio do Morar com Saúde conseguimos nos deslocar para essas comunidades para acolher, referenciar essas populações para as UBS mais próximas e com isso fazer um estudo sócio-demográfico e clínico-epidemiológico. Tudo isso está sendo analisado pela equipe técnica da Subsecretaria para que possamos então fornecer às diferentes localidades do município uma assistência que seja especializada nas demandas desses locais”.
As ações da saúde também foram acompanhadas pela diretora de Programas da Atenção Básica, Franciele Oliveira. “Foram mais 130 atendimentos na triagem de aferição de pressão arterial e glicemia somente nas três primeiras horas. Estamos felizes em ver a adesão da população ao Morar com Saúde”, disse.