Mais 163 famílias foram contempladas na tarde desta terça-feira (07) com o Cartão Goitacá, no bairro da Penha. Dentre as famílias credenciadas estavam três da Venezuela, abrigadas em Campos, que foram acolhidas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Penha.
Ao todo mais de 2 mil cartões já foram entregues. O Cartão Cidadão é uma das políticas públicas do Programa de Segurança Alimentar da Prefeitura, que tem a meta de alcançar 10 mil famílias até o final deste ano de 2022. O Programa de Transferência de Renda atende a famílias em situação de extrema pobreza, com critérios definidos, conforme discriminados no final desta matéria.
Durante o ato de entrega, que ocorreu na Escola Municipal José do Patrocínio, no bairro da Penha, o Prefeito Wladimir Garotinho falou do esforço em reestruturar o Programa de Transferência de Renda com recursos próprios, e que foi abandonado na gestão anterior, fato que ampliou as estatísticas da fome.
“É bom poder voltar aqui na Penha para trazer algo de bom para as pessoas que mais precisam de ajuda. Me alegra poder estar aqui, rever pessoas amigas e, melhor ainda, poder andar de cabeça erguida entregando serviços como temos feito, como o novo sistema de iluminação, nova ambulância equipada que já entregamos e, hoje, entrega de mais Cartão Goitacá. Sei ser muito importante para muitas famílias que passam por dificuldades para ter o alimento na mesa para seus filhos. Infelizmente, não temos recursos para fazer tudo que as pessoas precisam, mas estamos nos esforçando para fazer o que é possível. Na medida do possível, vamos inserindo mais pessoas no Programa e queremos atender a dez mil 10 mil famílias até dezembro”, informou Wladimir Garotinho, que fez deferência à equipe da área social que reestruturou os programas sociais.
O Secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, recomendou às famílias que o Cartão dever ficar sob a administração das mães, e explicou: “É motivo de satisfação termos conseguido reestruturar os Programas Sociais e poder estar aqui fazendo a entrega deste benefício que ajuda às famílias poder escolher e comprar o alimento que mais precisam. Agradeço ao Prefeito por ter essa sensibilidade e fazer todo esforço para tornar o Cartão Goitacá uma realidade. Aconselhamos que o Cartão Goitacá deve ficar no controle da mulher, porque é ela que sabe o que mais precisa para alimentar a família. Pode ocorrer que, se o marido for comprar, ele pode comprar algo que não seja o mais necessário. Não é demais também lembrar que o Cartão não pode ser utilizado para comprar nem cigarros nem bebida alcoólica”, orientou Rodrigo Carvalho.
DEPOIMENTOS
“Sou mãe solteira e tenho casal de filhos, uma menina de oito anos e um menino de 10 anos. Sobrevivemos com o dinheiro do Auxílio Brasil e com alguma ajuda, mas agora vai melhorar com o Cartão Goitacá, porque estou desempregada e não consigo fazer faxinas ultimamente. Devo agradecer a Deus e ao pessoal do CRAS da Prefeitura, que verificou minha situação e me atende com esse benefício que chegou em boa hora. Vou sair daqui e vou direto para fazer compras no mercadinho perto da minha casa”, declarou Daniele Alexandre Tostes.
“Sou mãe, avó, desempregada e cuido de cinco netos. Vivemos com o que recebo do Auxílio Brasil e alguma ajuda e bicos que consigo fazer. Esse Cartão Goitacá chega em boa hora, porque estou precisando fazer compra para alimentar meus netos”, declarou Cláudia Márcia Manhães.
Tenho três filhos, não tenho marido e a luta é muito grande. São crianças de 15 anos, sete anos e essa minha caçula de um aninho. Tenho vivido com o Auxílio Brasil, mas hoje meu açúcar acabou e não tenho leite para minha caçulinha. Por isso, posso dizer que esse Cartão Goitacá chegou na hora certa para mim e meus filhos. Só tenho que agradecer a Deus e a esse pessoal que demonstra boa vontade para ajudar a gente que precisa”, declarou Mariângela Teixeira.