Na próxima terça-feira (14) – Dia Mundial do Doador de Sangue – vai ser implantada no Ciep Wilson Batista, em Guarus, a Semana de Incentivo à Doação de Sangue. Durante a ação, vão ser realizadas atividades como concurso de desenho para criação do logotipo que representará a Semana de Incentivo à doação de sangue no município; circuito de Saúde com a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE); além de palestra com as assistentes sociais do Hemocentro, Maria Gonçalves e Cristiane Barros. Elas falarão sobre a importância da doação de sangue. O ônibus do Hemocentro também estará no local para a coleta itinerante.
A coordenadora de Ciências da Natureza e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Ísis Vivório, conta que a Semana vai ser realizada anualmente e o logotipo criado será utilizado em todas as atividades do evento. “A gente incentivou os professores a trabalharem a temática em sala de aula, e solicitamos aos gestores que trabalhassem a ideia com a comunidade para que, na terça-feira, possam participar da programação do PSE e ainda doar sangue”, diz Isis.
A assessora técnica da Seduct, Catia Mello, ressaltou a importância da doação do sangue e da implantação do projeto. “Doar sangue é uma ação muito simples e bastante valiosa. O objetivo desse projeto é tornar nossos alunos multiplicadores de informação e fomentar a criação da cultura da doação, mantendo hábitos saudáveis e de cidadania. É um trabalho educativo, contínuo e sistemático", acrescentou Catia.
Coordenador do PSE, João Paulo Oliveira, disse que o programa estará divulgando alguns dos seus projetos para todo o público participante do evento. Ele explicou, ainda, que os projetos que estarão presentes no dia estão se preparando com abordagens e enfoques ressaltando a importância da doação de sangue. Os projetos são: Escola Protetora da Mulher; Orientação Nutricional (Projeto Crescer Saudável Enfrentamento à Obesidade Infantil); aprendendo a Crescer: Estatuto da Criança e do Adolescente; Projeto Fala Adolescente - Equipe de Educação Emocional do PSE e Projeto Família na Escola (PFE).
“Para nós, equipe do PSE, participar de um evento assim é de extrema relevância, afinal doar sangue é um ato pró-social, que nos dá capacidade de salvar vidas. A necessidade de manutenção adequada dos estoques depende unicamente da motivação e da conscientização da população para a doar sangue regularmente. A escola também é um lugar propício para incitar esse tipo de consciência em nossos alunos, pois nunca sabemos quando alguém pode precisar de doação de sangue”, acredita o coordenador.
IMPORTÂNCIA DA DATA – O Dia Mundial do Doador de Sangue foi criado por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014. A data foi escolhida para homenagear o nascimento de Karl Landsteiner, um imunologista austríaco que descobriu o fator ABO e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. O objetivo do dia é homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável pela salvação de milhares de vida. Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 pessoas.