A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social, entregou nesta sexta-feira (10), no CREAS1, mais 109 Cartões do Programa Cartão Goitacá para famílias com renda na faixa da extrema pobreza terem assegurado o direito à segurança alimentar.
A entrega dos Cartões foi feita pela Subsecretária da pasta, Mariana Silva, e pela coordenadora do Cartão Goitacá, Marcélia Cardoso, para famílias referenciadas nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) que são vinculados aos CREAS 1 e CREAS2 (Centro de Referência Especializada de Assistência Social).
De acordo com informações da coordenadora do CREAS1, Carla Aparecida Azeredo, parte das famílias contempladas é referenciada nas unidades do CRAS vinculados ao CREAS1 nos territórios Jóquei Clube, Penha, Matadouro e Goitacazes e, ainda, outras famílias dos territórios do CREAS2 que estiveram acompanhadas pela coordenadora Úrsula França.
Mariana Silva destacou que, “a retomada do Cartão Goitacá, que é um dos programas de transferência de Renda, criado na gestão do Prefeito Wladimir Garotinho, é um marco na história das políticas públicas em Campos”, registrou.
A subsecretária ressaltou o empenho do Prefeito, que montou equipe para reconstruir os Programas Sociais e trabalhar com ênfase na questão da fome e, para tanto, implementou o Programa Segurança Alimentar e Nutricional.
“Esse Cartão Goitacá representa uma vitória para toda equipe que trabalhou com afinco para reconstruir a estrutura dos programas sociais a favor das pessoas com necessidades e, realmente, ele beneficia a quem mais precisa”, declarou Mariana Silva.
Já a coordenadora do Programa, Marcélia Cardoso, ensinou que “logo na primeira compra cada pessoa contemplada precisa criar uma senha com quatro dígitos para o cartão. “É bom que vocês criem a senha com quatro dígitos antes de ir às compras. Essa senha dever ficar guardada em lugar seguro e não deve ser informada para ninguém. No caso de esquecimento da senha, a pessoa beneficiária deverá procurar a Unidade do CRAS para fazer nova senha”, detalhou Marcélia.
BENEFICIARIAS FALAM SOBRE O CARTÃO
Mãe de sete filhos, Rosângela Neves Pessanha, desempregada e que vende balas para tentar alimentar as crianças, disse que o Cartão é o socorro que chega na hora certa para não faltar alimento para os filhos.
“Tenho sete filhos e estou desempregada há quatro anos. Esse Cartão vai ajudar muito mesmo. Vou sair daqui e vou direto comprar comida. Receber esse valor todo mês até eu conseguir um emprego que garanta a comida para meus filhos, me dá paz, porque nem sempre encontro uma faxina para fazer”, declarou Rosângela.
Nilton Paulo de Souza Santos, pais de uma menina de um ano, declarou que está desempregado e precisando de ajuda. “Estou desempregado. Não consigo emprego e, para sobreviver, eu lavo carros nas ruas e minha mulher vende balas nas ruas, mas nem sempre conseguimos dinheiro suficiente para comprar comida. O pessoal do CRAS cuida bem da gente e esse Cartão Goitacá vai ajudar muito, porque garante a compra do leite e comida para minha filha”, comemorou Nilton Paulo.
Para Raquel Coutinho, mãe de uma menina menor, o Cartão Goitacá é muito importante. “Tenho uma menina pequena e estou desempregada e para ter dinheiro para comprar alguma coisa para ela, eu vendo balas nas ruas. Tem dia que não temos nada para comer, porque nem sempre temos dinheiro para comprar comida, mas agora com o Cartão Goitacá, a comida para mim e para minha filha está garantida”, celebrou Raquel Coutinho.