Mais 434 famílias em situação de extrema pobreza foram contempladas, nesta segunda-feira (13), no subdistrito de Ururaí e no Parque Esplanada, com o Cartão Goitacá, um dos programas de transferência de renda que integra o SAN (Plano de Segurança Alimentar e Nutrição) da Prefeitura de Campos.
Na parte da tarde foram entregues 212 cartões na Vila Olímpica do Parque Esplanada para famílias referenciadas no CRAS do bairro, e pela manhã foram entregues 222 cartões do programa aos beneficiários referenciados no CRAS Ururaí, que contou com a participação do prefeito Wladimir Garotinho.
O secretário de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, representou o prefeito na entrega no Parque Esplanada. Ele estava acompanhado da coordenadora do Programa Cartão Goitacá, Marcélia Cardoso e diretoras da pasta, e explicou como usar o cartão.
“Caso fique algum valor sem usar dentro do mês, fica acumulado para usar no mês seguinte, somado ao valor da nova recarga de crédito que é feita até o quinto dia útil de cada mês. Outra coisa importante é que ninguém precisa ficar na fila das unidades do CRAS porque o benefício será concedido para todas as pessoas inscritas no CadÚnico do Governo federal. Ninguém precisa se preocupar porque ninguém vai interferir no Cartão Goitacá porque é determinação expressa do prefeito Wladimir, pois a relação é definida pela equipe técnica dos CRAS, pois são essas pessoas que conhecem a realidade de cada família referenciada”, enfatizou o Secretário Rodrigo Carvalho.
A coordenadora do Programa, Marcélia Cardoso alertou sobre cuidados para evitar transtornos no uso do Cartão. “Este cartão é direito para estas famílias, conforme lei municipal encaminhada pelo prefeito Wladimir para a Câmara no ano passado e que foi aprovada. Portanto, estamos assegurando o direito de cada família escolher comprar o alimento de acordo com a necessidade, uma vez que o objetivo do programa é fazer a proteção social de quem mais precisa”, declarou Marcélia Cardoso.
DEPOIMENTOS DAS BENEFICIÁRIAS – A dona de casa Camila Cardoso Barbosa, mãe de seis filhos, relata que, devido as dificuldades para criar os filhos, depende, há alguns anos, de benefícios e que passa por privações desde quando o programa semelhante foi suspenso na gestão passada.
“Eu estou desempregada e tenho dificuldade para trabalhar porque tenho seis filhos. Eu sempre dependi da ajuda do programa da Prefeitura, mas desde quando foi suspenso no governo passado eu sonhava com o retorno de um programa parecido para garantir a comida na mesa dos meus filhos. Esse Cartão Goitacá chega em boa hora, e hoje mesmo vou comprar leite para esse meu caçula de um ano e dois meses e comida para os outros meus cinco filhos”, declarou Camila Barbosa.
“A maior parte das pessoas que estão recebendo aqui hoje o Cartão Goitacá recebia ajuda da Prefeitura há alguns anos, mas infelizmente ficamos abandonados desde que o governo passado cortou o benefício de todo mundo, com promessa que seria retomado. Eu tenho três meninas, dois netos e uma neta que cuido. Quando acabou (benefício anterior), eu e muita gente ficou em dificuldade até o dia de hoje. Esse Cartão Goitacá chega em boa hora e vai ajudar muito, muito mesmo. É uma ajuda que vem de Deus para sustentar milha filha pequena e meus três netos”, disse Tatiane de Souza.
“Meu marido e eu estamos desempregados e vivendo só com o Auxílio Brasil do Governo Federal. Tenho três filhos, com dois, sete e nove anos, e precisamos comprar leite e comida. Ontem, domingo, não pude fazer nada diferente para o almoço. Vou sair daqui e vou direto para o supermercado comprar frango e comprar ingredientes para fazer um pudim e Danoninho para meus filhos porque minha família há tempo não tem uma coisa diferente no final de semana. Vou fazer arroz, com frango assado e maionese”, relatou Bruna Pessanha Sabino.
“Sou paciente ancológica, tratamento permanente, e tenho recomendação médica para me alimentar bem, com leite, legumes e frutas. Eu estava recebendo benefício do INSS porque não posso trabalhar, mas não sei porque eles suspenderam meu benefício, e esse Cartão Goitacá chega em excelente hora para mim e minha neta. O valor desse cartão é muito maior que as pessoas que não precisam possam imaginar. Quem está passando por dificuldades assim como eu sabe a importância que esse Cartão tem. Tenho que agradecer pela boa vontade e sensibilidade do prefeito em olhar para as pessoas que mais precisam de ajuda”, declarou dona de casa Gisele Araújo.