Projeto Estação Educação; Tempo de Aprender; Rio+Alfabetizado, Projeto de reforço escolar; Lions Quest; Programa Nacional do Livro Didático (PNLD); Ministério Público na Escola Pública”; Projeto Escola Arteris - Educar para Humanizar o Trânsito e Viva Meio Ambiente Arteris; Aprenda, Proteja, Viva; Um por todo e todos por um; Projeto FASES e Siminino. Essas são apenas algumas ações que o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) desenvolve nas unidades escolares da rede municipal de ensino, visando o avanço do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade da educação em Campos.
A diretora pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, ressaltou que a educação como pilar para formação humana integral não se expressa apenas através de conteúdos ensinados e aprendidos em sala de aula. "Ela necessita de suporte complementar de outras frentes, mas principalmente de um currículo escolar planejado que contemple a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e isso não é possível sem olhar para a diversidade e diferentes metodologias como forma de intervir no aprendizado de modo eficiente. E, nesse sentido, ensinar por meio de projetos atende, tanto a questão da diversidade quanto da diversificação de metodologias, pois a aprendizagem com significado é a que fica e projetos pedagógicos bem estruturados e de relevância para a comunidade escolar permitem essa aprendizagem significativa”, explicou Tânia.
A coordenadora pedagógica do projeto Estação Educação, Neidimar Abreu, explica que trabalhar com projetos pedagógicos/sociais impacta diretamente na aprendizagem dos alunos, visto que as estratégias utilizadas são diversificadas e fogem do cotidiano escolar, além disso possibilita uma leitura e compreensão de mundo, chamado de multiletramento.
E tem novidade chegando. “Iremos, em breve, inaugurar mais uma sala do Estação Educação no CIEP Wilson Batista, em Guarus, um espaço que possibilita gravações de vídeo aulas, podcats entre outros conteúdos digitais que estejam alinhados ao conteúdo de sala de aula que são disponibilizados no portal PAE. Nosso objetivo através dos trabalhos com os projetos implantados na Seduct, é envolver, mobilizar e sensibilizar nossos professores e alunos com temas que fazem sentido para uma educação cidadã de qualidade”, informou Neidimar.
Ela explica ainda que está sendo feita uma adesão do Programa Primeira Infância do Ministério da Educação (MEC) que começou em maio e vai até o dia 29 de julho. De acordo com ela, o objetivo é promover iniciativas em regime de colaboração, que elevem a qualidade da educação infantil, potencializando o desenvolvimento integral e promovendo a aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade.
“O programa está estruturado em três eixos: avaliação e monitoramento da implementação dos Parâmetros Nacionais de Qualidade da Educação Infantil; Gestão, Liderança e Fortalecimento Institucional; e currículo e práticas pedagógicas”, detalhou.
Neidimar lembra que, esta semana, foi lançado o projeto Educação Fiscal e Financeira com a parceria da Receita Federal do Brasil e a Secretaria Municipal de Transparência e Controle. “Pensamos que a educação financeira, entendida como um tema transversal, dialoga com as diversas disciplinas do currículo do Ensino Fundamental; possibilita ao aluno compreender como concretizar suas aspirações e estar preparado para as diversas fases da vida”, resumiu.
A coordenadora ressaltou a importância do Programa Tempo de Aprender, do MEC, que acontece nas escolas do Ensino Fundamental nas turmas de 1º e 2º anos com o objetivo de melhorar a alfabetização. Ela chama a atenção para o Sistema federal dos Programas de Alfabetização (SISALFA), que passou por um período de instabilidade e agora já retornou. “Portanto, todas as escolas que fazem parte do Programa Tempo de Aprender ou aquelas que não conseguiram recursos para o assistente de alfabetização poderão atualizar os dados em seus planos de atendimento para o próximo semestre/2022”, finalizou