Notícia no detalhe
Inscrições para o 2º Curso de Manejo Clínico da Amamentação
As inscrições para o 2º Curso de Manejo Clínico da Amamentação: uma abordagem ambulatorial e hospitalar estão abertas. A capacitação será realizada pelo Comitê Municipal de Apoio e Proteção ao Aleitamento Materno, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, e acontecerá nos dias 3, 10, 18, 24 e 27 de maio no Teatro de Bolso de Campos, das 8h às 12h nos cinco dias.
O objetivo é capacitar cuidadores treinados no acolhimento e nas resoluções das principais dificuldades apresentadas pelas nutrizes nos hospitais e nos ambulatórios. De acordo com o presidente do Comitê, o médico pediatra Luiz Alberto Mussa Tavares, há 130 vagas disponíveis para profissionais da rede pública de saúde e da rede hospitalar conveniada à Prefeitura. “As inscrições podem ser feitas no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) polo 1, na rua Barão de Miracema, 328”, disse.
No primeiro dia do curso, serão abordados temas como a anatomia da mama, psicofisiologia da lactação, anatomia do sistema estomatognático e fisiologia da sucção. No dia 10, os seguintes assuntos serão abordados: técnica da amamentação, observação de mamada, ordenha manual e mecânica, noções de aconselhamento e manejo das principais dificuldades.
Já no dia 18, os profissionais vão aprender mais sobre amamentação e cesariana, amamentação em bebês prematuros, amamentação na primeira hora, banco de leite humano e sobre a iniciativa do Hospital Amigo da Criança. Outros assuntos serão abordados nos dias 24 e 27, como os aspectos constitucionais do aleitamento materno e a comunicação entre o bebê e a mãe durante a amamentação. Haverá mostra de vídeos, distribuição de CDs com as aulas, sorteio de livros e entrega de certificado.
Palestrante – O médico Luiz Alberto Mussa Tavares realizou palestra no Hospital Universitário São Francisco de Paula, da Universidade Católica de Pelotas, Rio Grande do Sul, representando o município de Campos, nesta terça-feira (26). Ele é autor da Declaração Universal dos Direitos do Bebê Prematuro e do livro “Amamentação: bases científicas”.
Ele está no Sul do país também para conhecer as experiências de Pelotas, que têm trabalho de referência nessa área no país. Os conhecimentos adquiridos em Pelotas serão apresentados no Curso em Campos. “Existem mecanismos simples para evitar que o bebê sinta dor, como colocar, por exemplo, apenas uma gota de soro glicosado. No entanto, muitos profissionais ainda não são sensíveis à comunicação com o bebê. Perceber a importância de cuidados no aleitamento materno é essencial para os pequenos seres humanos”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















