Notícia no detalhe
CCZ vai realizar nova pesquisa para avaliar índice de infestação pelo Aedes aegypti
Levantamento de dados será iniciado na próxima segunda-feira (20) e envolverá pelo menos 100 agentes de combate às endemias, supervisores e pessoal de apoio do órgão municipal
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) inicia, na próxima segunda-feira (20), o trabalho de campo para pesquisa do novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) - instrumento fundamental para o monitoramento do Índice de Infestação Predial (IIP) e Índice de Breteau (IB) no município. A coleta de dados ocorre durante toda a semana e envolve 100 Agentes de Combates às Endemias (ACE’s), além de supervisores e pessoal de apoio técnico administrativo.
O LIRAa é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde, onde o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses como: dengue, zika vírus e febre chikungunya, está abaixo de 1%. Para a execução do trabalho de campo, o município foi dividido em 19 áreas, onde os ACE’s irão vistoriar 8.193 imóveis residenciais, comerciais, terrenos baldios e prédios públicos de 635 quarteirões.
As amostras de focos recolhidas serão identificadas e encaminhadas para laboratório, onde passarão por análise e identificação da espécie e, assim podendo apontar precocemente a presença dos vetores Aedes aegypti e albopictus no município. Também é registrado o tipo de depósitos/criadouros com predominância para foco do mosquito. Os resultados da pesquisa amostral, que será entre os dias 20 e 24 este mês, serão concluídos e divulgados na semana seguinte.
“O LIRAa irá fornecer o diagnóstico rápido da situação do município, facilitando assim nossa ação de combate ao vetor e, consequentemente, a prevenção às doenças”, destacou o coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos. O município já realizou dois levantamentos pelo LIRAa, tendo sido um em janeiro, que apontou índice de 5,4% e, outro em abril, com 3,9%.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/03/2025 13:55:01 IMTT amplia pontos de fiscalização por videomonitoramento
- 30/03/2025 13:33:23 Brinquedoteca do HFM completa três anos levando alegria às crianças internadas
- 30/03/2025 13:24:11 Neste domingo também tem “O Cravo e a Rosa - O Espetáculo” no Teatro Trianon
- 30/03/2025 13:17:17 Defesa Civil acompanha demolição emergencial de prédio no Centro da cidade
- 29/03/2025 13:55:58 Sáude alerta para sintomas e a prevenção da febre do Oropouche
IMTT amplia pontos de fiscalização por videomonitoramento
3003 13h33Brinquedoteca do HFM completa três anos levando alegria às crianças internadas
3003 13h24Neste domingo também tem “O Cravo e a Rosa - O Espetáculo” no Teatro Trianon
3003 13h17Defesa Civil acompanha demolição emergencial de prédio no Centro da cidade
2903 13h55Sáude alerta para sintomas e a prevenção da febre do Oropouche
Secretaria de Educação convoca mais 175 mediadores do Processo Seletivo
2Aniversário de Campos com entrega de várias obras para a população
3Servidores que não atualizaram dados cadastrais devem comparecer ao CIDAC
4Prefeitura decreta ponto facultativo em virtude dos 190 anos de Campos
5Carnaval de muita folia e sem ocorrências relevantes em Farol e Lagoa de Cima
6Prefeitura homologa concurso público para a Administração Direta