A Prefeitura de Campos vem promovendo mudanças para melhorar a fluidez no trânsito, expandindo a malha cicloviária do município desde 2021, o que também vem garantindo maior segurança para os ciclistas. Em um ano e meio, os espaços destinados ao tráfego dos ciclistas passaram de 47 km para 51,5 Km. A ampliação atende ao Plano Nacional de Mobilidade Urbana e, também, visa melhorar as condições de trafegabilidade para os ciclistas, além de proporcionar mais segurança no trânsito.
Ao longo da próxima semana, a Rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa) vai ganhar uma ciclofaixa no trecho entre a Avenida Visconde do Rio Branco e a Rua Felipe Uébe, uma extensão de 1,6Km. O trecho ganhou obras de pavimentação e sinalização. Não será permitido estacionar e as vagas de carga e descarga que existiam neste trecho, passarão para as ruas Siqueira Campos, 13 de Maio, Marechal Deodoro e Oliveira Botelho, nas proximidades da Formosa, para facilitar a logística. A população continuará sendo informada sobre as alterações feitas e as demarcações.
Segundo o subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, a expansão de ciclofaixas foi apresentada aos comerciantes e aprovada em reunião na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Campos). “São mais de 5,3 Km implantados no atual governo, além das obras de recuperação dos 4,5 km da Ciclovia Patesko, na 28 de Março, fortalecendo a rede municipal de ciclofaixas. Até 2021 havia 47 Km de malha cicloviária, o que representa uma expansão de mais de 10% em apenas um ano e 6 meses”, explica.
- Campos é uma planície, o que favorece muito o uso de bicicleta, e tem tradição no uso desse meio de transporte, que é mais barato, faz bem à saúde e ao meio ambiente. Com isso, estamos implantando um novo modelo de circulação para favorecer o uso da bicicleta. Atualmente, a Formosa possui fluxo de trânsito grande e os ciclistas acabam trafegando no meio dos carros, se expondo a muitos riscos - informa o subsecretário de Mobilidade.
A segunda etapa da ciclofaixa será implantada na Rua Formosa, após obras de asfaltamento no trecho entre as avenidas 28 de Março e Visconde do Rio Branco, com extensão de 1,4 Km, utilizando recursos do Estado. As ruas da área central estão passando por obras de reestruturação, com recapeamento asfáltico que fazem parte do Projeto “Corredor Norte-Sul”, e sinalização, sendo que parte delas recebeu ciclofaixas, garantindo mais segurança aos ciclistas. Foram delimitados os espaços nas ruas Marechal Floriano (antiga Ouvidor) e dos Goytacazes (antiga rua do Gás) e Avenida Rui Barbosa.
- Para maior segurança, os motoristas devem estar atentos a todas as mudanças de sentido das ruas que estão sendo promovidas. Além de recuperação das vias, todas estão devidamente sinalizadas - ressalta Mansur, lembrando que também é necessário se atentar às mudanças nos locais que estão ganhando ciclofaixas.
OUTRA MUDANÇA - Na próxima semana, também, será iniciada a liberação do tráfego no alargamento da pista na Avenida 28 de Março, no trecho da avenida José Alves de Azevedo e a Barão de Miracema, sentido Penha-Centro “Estaremos concluindo a pavimentação no trecho entre as duas pistas da Beira Valão e, em seguida, será liberado o tráfego.
O presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, informou que, por determinação do prefeito Wladimir Garotinho, estão sendo criadas novas ciclofaixas e as existentes serão revitalizadas, além da recuperação da Ciclovia Patesko, que corta toda a Avenida 28 de Março. “Os ciclistas são usuários importantes em Campos e estamos trabalhando para cada vez mais ofertar segurança não só para eles, mas para todos os usuários do trânsito da cidade”, ressaltou.