A Diretora do Instituto Educadores Globais, Almerinda Borges Garibaldi, foi a convidada desta quarta-feira (29), do Programa Hora da Educação. O tema foi “Conhecendo o Instituto Educadores Globais”. O programa Hora da Educação é apresentado pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, transmitido toda quarta-feira, às 18h30, através do canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (Pae) no Youtube e pode ser assistido AQUI.
O Instituto Educadores Globais é um órgão sem fins lucrativos, fundado por professores do Distrito Federal, que representa a plataforma International Education and Resource Networ (IEARN) no Brasil. A missão do Instituto Educadores Globais é divulgar, expandir e disseminar valores referentes à educação global na formação de educadores, colaborando para a qualidade do ensino e da aprendizagem, por meio de projetos e programas que promovam a inclusão, a cidadania, os direitos humanos, a cultura, a paz e a interação local e internacional.
Almerinda explicou que o instituto surgiu no início dos anos 2000 e ela era voluntária de uma ONG e foi convidada a conhecer escolas onde desenvolviam projetos no EUA. Entre os contatos ela conheceu uma pessoa da plataforma, na época era funcionária do Centro de Línguas, professora de inglês onde é ensinado a língua inglesa para a rede pública. "Eu vi que essa plataforma de recursos internacionais era adequada ao trabalho que a gente já fazia nesse centro. Ela só tinha uma pegada forte por aprendizagem por projetos e eu fiquei entusiasmada e trouxe esse projeto para o centro de língua e vários professores aderiram e fizemos muitos projetos lá. Mas por que o instituto foi fundado? Porque para representar essa plataforma no Brasil era necessária uma personalidade jurídica”, explica Almerinda.
Almerinda disse ainda que em 2015 o instituto realizou uma conferência que, antes da pandemia, costumava ser local. “Nós recebemos pessoas de vários países, 34 delegações estiveram presentes. Nesse evento houve uma proposta de linkar os projetos a um objetivo de desenvolvimento sustentável adequado”, diz.
Entre os projetos mais importantes, na concepção de Almerinda, ela cita o "Criando com Propósito", no qual uma professora e dois alunos foram premiados internacionalmente por vídeos que fizeram. E outro professor de Ceilândia e mais dois alunos também foram premiados e tiveram a oportunidade de fazer uma viagem internacional.
Marcelo Feres falou sobre o trabalho da Seduct para estimular os professores. "Temos buscado o apoio da tecnologia digital, trabalhando mais a ciência e tecnologia, com isso temos um programa de bolsas para os professores e alunos para iniciar projetos científicos dentro de uma perspectiva inovadora, como por exemplo, de startups" diz Marcelo, que também falou sobre o projeto Estação Educação.
Almerinda também é autora do livro infantil Contos Mirins, que marcou a estreia dela na literatura. “A obra consta de 23 contos selecionados de histórias de criança para criança de todas as idades. São histórias simples, singelas e verdadeiras”, diz Almerinda.