Notícia no detalhe
Justiça para quem produz entra em nova etapa
Na tentativa de manter viva a luta em defesa dos royalties, a Prefeita Rosinha Garotinho, presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), se reuniu nesta sexta-feira (19) com representantes da sociedade civil organizada para traçar novas estratégias do movimento “Justiça para quem produz”. Uma das medidas anunciadas é que os setores da sociedade envolvidos no movimento estarão utilizando a gota, símbolo da campanha, em sacolas de supermercados e farmácias, transporte, universidades, veículos de comunicação, entre outros. Um informativo com as inconstitucionalidades da Emenda ?bsen, também será elaborado para que cada segmento da sociedade possa utilizar junto aos senadores.
De acordo com a prefeita, a reunião desta sexta-feira foi de avaliação das ações feitas até o momento. “Na minha opinião, no ato de quarta-feira (17) no Rio, a população respondeu bem, mas ficou vazio em termos de comando político, porque não saiu nenhuma proposta de lá. Saímos sem saber o que vai acontecer”, destaca Rosinha, que ficou otimista com as declarações recentes dos governadores de São Paulo, José Serra e de Minas Gerais, Aécio Neves .
Ela adiantou que uma nova audiência deverá ser marcada com o governador Sérgio Cabral, prefeitos e a sociedade civil organizada para que, juntos, possam traçar novas estratégias. “Estamos nos organizando para nos mantermos unidos, sem baixar a guarda porque, se deixarem para depois das eleições, a tendência é sair dos noticiários. Mas vamos continuar com a chama da luta acesa em Campos”, destaca Rosinha, citando as últimas declarações do Presidente Lula, de que o tema deverá ser decidido após as eleições.
Na opinião de Rosinha, é provável que tirem o caráter de emergência no que diz respeito à Emenda ?bsen, que muda as regras de distribuição dos royalties atuais e mantenham apenas no Projeto de Lei do Pré-Sal. “Antes das eleições, o estrago será político e, depois, será para o Rio de Janeiro”, informa a prefeita e presidente da Ompetro.
- Fizemos o que foi possível até agora. Acho que, se a mídia nacional está discutindo os royalties agora, é porque o interior começou esta luta. Estamos lutando, mas não é para ganhar nada. E para não perder o que temos. Creio na Justiça, mas não vamos parar de lutar - ressalta a prefeita, acrescentando que a nova estratégia do movimento vai manter viva a luta na memória de toda a população.
O conselheiro da OAB/Campos e presidente da Comissão de Royalties da entidade, montada durante o movimento, Carlos Fernando Monteiro da Silva, considera a evolução do movimento excelente e acredita o momento propício para não deixar a luta enfraquecer. “Vamos ajudar a manter o movimento vivo na memória de Campos e, se possível, de todo Brasil”, destaca.
Em reunião da prefeita Rosinha com a sociedade civil organizada, novas ações foram definidas como a utilização da marca do movimento em sacolas de supermercados e farmácias, nos caminhões que transportam tijolos, entre outros segmentos
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 18:24:35 Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
- 22/11/2024 16:03:06 Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
- 22/11/2024 15:09:11 Vice-prefeito e promotor público debatem segurança hídrica do município
- 22/11/2024 14:51:34 Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
- 22/11/2024 14:26:15 Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
2211 16h03Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
2211 15h09Vice-prefeito e promotor público debatem segurança hídrica do município
2211 14h51Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
2211 14h26Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação