A mudança no perfil de testagem por antígeno (swab) foi um dos assuntos abordados durante a 32ª Reunião do Gabinete de Crise e Combate à Covid-19 e Outras Doenças Emergentes e Reemergentes, realizada na manhã desta segunda-feira (11). Segundo informou o responsável técnico pela Vigilância e Saúde da Subsecretaria de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Charbell Kury, é preciso atenção quando realizar auto testes, pois caso seja feito de forma errada, o resultado pode ser um falso negativo.
“No autoteste, dificilmente você irá até o final do nariz, porque você tem limitações e não irá se machucar. Então, se você apanhar o swab nasal e fizer com ‘carinho’ no nariz, não vai dar em nada e seu laudo será negativo”.
Outro tema discutido durante a reunião foi quanto ao prazo de realização dos testes, que, segundo ele, deve ser feito entre o quarto ao quinto dia após os sintomas. “Se você está doente hoje, começou a ficar com o nariz entupido, tosse e outros sintomas, não vá testar logo porque vai dar negativo, pois a viremia está baixa. O ideal é que espere chegar lá para quatro ou cinco dias, porque o período de sintomas da Ômicron é de dois a três dias”.
O infectologista explicou que a subvariante da Ômicron, BA.4 e BA.5, tem uma carga viral menor, do que, por exemplo, a variante Delta. Dessa forma, testes realizados antes do 5º dia pós-sintomas precisam ser feitos novamente. “Ou você faz o teste e depois repete ou faz no período de janela mais longa, acima de quatro dias de doença, porque aí você vai ter uma virologia maior no organismo”.
Kury ressaltou o excelente trabalho de testagem que está sendo realizado no município. Disse, também, que diferente de outras cidades, Campos unificou Atenção Básica com Vigilância epidemiológica (Subpav), união que deu certo, principalmente no período mais crítico da pandemia.
“Essa união foi excelente porque você consegue transformar a saúde como um todo. Então, no momento que você pega e testa na Atenção Básica, você resolve muitas coisas ali mesmo e isso gera uma resolutividade bem melhor”, concluiu.
TESTAGEM – Pessoas com suspeita de Covid-19 poderão fazer o agendamento online para realizar o exame em um dos cinco locais disponíveis na rede pública de saúde. No total, são realizados 580 testes por dia.
Os locais ofertados são: Centro de Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Dr. Jayme Tinoco Netto, que funciona anexo ao Hospital dos Plantadores de Cana (HPC); Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) de Conselheiro Josino; UBSF Patronato São José; Centro de Saúde de Guarus e Unidade de Saúde da Penha (UBS) da Penha.
O agendamento para testagem é feito por meio do site oficial da Prefeitura ou pelos telefones do Telecovid, que são (22) 98179-3377, (22) 98175-1355, (22) 98168-6852 e (22) 98179-4848. O teste é para pessoas com sintomas de Covid-19 ou que tiveram contato com alguém que foi contaminado. O exame ofertado é o antígeno (swab), e no dia da testagem é preciso apresentar documento de identidade, CPF e cartão do SUS.