Nesta quarta-feira (13), o Jardim São Benedito recebeu mais uma exposição de aves pet – de estimação legalizadas para serem domesticadas –, como calopsitas, agaporins e ring neck. Alunos do Centro Educacional Pintando o ABC visitaram espaço. Durante o evento, foi realizada uma palestra com o criador de aves, cadastrado na Federação Ornitológica do Brasil, Sandro Macabu, com o objetivo de conscientizar a população sobre a preservação dessas aves.
No último domingo (10), a mesma exposição e palestra foram realizadas no Jardim. As aves fizeram sucesso entre as crianças e adultos, e a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) resolveu levá-las novamente ao local. As escolas que se interessarem, poderão marcar uma visita ao local pelo telefone (22) 99725-1130.
O gerente do Jardim, Ricardo Almeida, informa que as crianças têm a possibilidade de interagir com as aves. “Elas são super dóceis, não oferecem risco algum. Elas são aves regularizadas”, diz.
Sandro Macabu conta que o evento foi além de suas expectativas. "Foi além do que eu esperava. Deu muita gente. O bom é que são aves dóceis, então as pessoas podem interagir, ter contato, brincar com elas tranquilamente. Foi muito bom mesmo", relata.
De acordo com o presidente da Codemca, Afrânio Júnior, o objetivo desses eventos é devolver o Jardim à população. “Nosso objetivo é construir parcerias para proporcionar lazer de qualidade e um ambiente mais agradável para a população e suas famílias”, comenta.
Frequentador do Jardim, Pedro Henrique lembra com carinho das aves que estavam na exposição. “Foi algo muito apaixonante, pois são aves mansas que trazem um certo espanto por estarem soltas e gostarem da companhia humana, principalmente se elas forem criadas desde filhote pelo tutor, criando um vínculo eterno. Nunca vi o jardim assim antes, oferecendo polo de esporte, incentivando o artesanato da nossa cidade e movimentando a cultura campista, que era algo em falta para nossa população”, comentou.
Ele também comentou sobre a palestra realizada. “Sandro é atencioso e nos dá toda explicação necessária para a criação dessas lindas aves”, disse Pedro.
Quem também visitou a exposição foi a Axinny Reis. Ela disse ter ficado encantada. “Conheci um pouco das aves e me encantei por todas. Achei bem legal o jardim colocar essa exposição lá. Nunca tinha visto aves tão lindas e calminhas. No dia eu cheguei sozinha, mas, logo depois, liguei para minha mãe ir. Não demorou muito e ela apareceu lá também. Eu sempre vou ao jardim e amo a experiência de estar lá. Sempre tem algo novo”, relembra.
FINAL DE SEMANA NO JARDIM – O Jardim São Benedito é ponto fixo para a realização da Vacinação Antirrábica e da Feira de Adoção de Cães e Gatos aos finais de semana. A ação, coordenada pelo Centro de Controle de Zoonoses, é realizada das 9h às 17h. No sábado (16), a vacinação dos pets também será realizada no bairro da Penha, durante o Morar com Saúde.
Segundo o diretor do CCZ, Carlos Morales, não é preciso apresentar documentação para a vacinação, porém os animais só podem ser vacinados após o quarto mês de vida e, caso o animal seja de grande porte ou agressivo, deverá estar de focinheira. Já para a adoção, o interessado deverá apresentar documento de identificação e assinar um termo em que ele passará a ser o tutor do animal.