A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social já entregou, desde maio deste ano, cerca de 800 kits de enxovais de bebê do programa Mãe Coruja para gestantes em situação de vulnerabilidade social referenciadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Também já foram entregues mais de 3.800 cartões do programa Cartão Goitacá, um Programa de Transferência de Renda que tem a meta de contemplar até 10 mil famílias até o final deste ano. Nesta terça-feira (14), pela manhã, foram entregues mais cartões para 76 famílias e 18 kits do Auxílio Natalidade, no subdistrito de Ururaí.
Na solenidade de entrega, a primeira-dama Tassiana Oliveira falou em nome do prefeito Wladimir Garotinho. “Quando o prefeito Wladimir assumiu e iniciou as visitas aos bairros, identificou as demandas sociais das comunidades. No período da pandemia percebemos que, da mesma forma que ocorre em todo o Brasil, o desemprego aumentou e impôs dificuldades às famílias nas suas necessidades básicas, inclusive para comprar alimentos. O prefeito cuidou, logo no início, de mobilizar essa competente equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social para criar o Programa de Transferência de Renda, que assegure a comida na mesa das famílias em dificuldades. Por isso, tem muito significado para nós que somos mães e pais poder entregar o Cartão Cidadão que garante a comida na mesa para os filhos e também o kit Mãe Coruja para as gestantes ter, por exemplo, a mochila térmica e a mamadeira para carregar o alimento e a água do bebê”, declarou a primeira dama.
BENEFICIÁRIAS FALAM SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS PROGRAMAS – Os relatos das pessoas beneficiadas destacam a relevância do Cartão Goitacá, bem como o kit do Mãe Coruja para aqueles que passam momentos de dificuldades na extrema pobreza.
“Eu tenho cinco filhos e estou desempregada. Receber o Cartão Goitacá me tira da preocupação de ter que me virar todo dia para comprar o alimento do dia-a-dia para meus filhos. Eu estou muito feliz em receber esse benefício para meus filhos”, declarou Adriana Santana de Oliveira.
Para Simone Vieira da Silva, o benefício do Cartão Goitacá chega em boa hora. “Eu sou mãe de sete filhos, sendo seis meus e uma sobrinha que o juiz me colocou como tutora dela. Sou separada do marido, que hoje não tem condições de fazer uma compra para dentro de casa. Eu tenho sustentado os meus filhos com o dinheiro do Auxílio Brasil e com a ajuda da minha mãe. Esse cartão chega em boa hora para poder comprar comida do dia a dia das crianças”, relatou Simone Vieira.
Para Luana de Moura do Nascimento, o Cartão Goitacá é um socorro urgente para quem está desempregado. “Eu e meu marido estamos desempregados. Para quem não tem renda, esse Cartão é um socorro e ajuda bastante. Estamos sem renda nenhuma. Agradeço a Deus por esse socorro que vem em boa hora”, comemorou Luana de Moura.
Ana Lúcia Martins é mãe de três filhos e está operada, que a impossibilita de trabalhar. “Não tenho nem previsão de quando vou voltar a trabalhar. Moro em Quilombo e, além de agradecer por esse cartão que socorre muitas famílias que, assim como eu, passa por momento difícil, quero também agradecer pela reabertura da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Quilombo que ficou fechada no governo passado”, registrou Ana Lúcia.
Ana Paula de Azevedo, também moradora do Quilombo e mãe de dois filhos, relata a importância do Cartão Goitacá para quem está desempregado. “Estou desempregada e não é fácil ter que cuidar de dois filhos com as coisas tão caras. O Cartão Goitacá vai ajudar muito. Vou sair daqui com o meu e vou comprar o arroz, feijão, óleo e macarrão para levar para casa”, disse Ana Pauia.
Luana Moraes da Silva, que está na 38ª semana de gestação do segundo filho, relata que está desempregada e por isso não tem condições de comprar todo enxoval do bebê. “O kit do Mãe Coruja chega em boa hora pra mim e pra o meu bebê que vai ter a banheira, a mamadeira e mais um monte de coisas que vem, até com fraldas”, celebrou Luana Moraes.