Com o tema “Como aumentar as vendas”, será realizada no dia 21 de julho a 3ª oficina do Projeto Bora Empreender, uma iniciativa da Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo para capacitar Microempreendedores Individuais (MEIs) e fomentar a economia do município. A oficina está sendo oferecida pelo Sebrae RJ. A proposta é capacitar, aproximadamente, 500 empreendedores este ano com as cinco oficinas. Os primeiros encontros do projeto, realizados em março e maio deste ano, respectivamente, abordaram os temas “Como controlar o fluxo de caixa” e “Como Vender Mais”. Os cursos e oficinas estão acontecendo no Coworking do Boulevard Shopping e seguem até setembro, em períodos intercalados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas
AQUI.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust, afirma que Campos tem feito um importante trabalho de formalização de trabalhadores. O município possui, atualmente, 34 mil empreendedores e ocupa o 8º lugar entre os 92 municípios do Estado com maior número de empreendedores. “A gestão do prefeito Wladimir Garotinho tem atuado em iniciativas para gerar emprego e renda no município e o incentivo ao empreendedorismo é um deles. As oficinas do Bora Empreendedor têm abordado temas muito relevantes. Tenho certeza de que essa oficina sobre Como Vender Mais tem muito a contribuir e todos saíram com novas perspectivas. A ideia é promover a transformação”, disse Knust, ressaltando a importância dos parceiros do projeto, como o Boulevard Shopping, pelo espaço que está oferecendo; a Scolabora pelos profissionais; e a Record TV pela divulgação.
Segundo o diretor de Emprego, Tarcísio Viana, o Bora Empreender é um plano de capacitação, que tem tido público interessado em novas informações e em aperfeiçoar seus negócios. “O Bora Empreender é um projeto de apoio e incentivo aos empreendedores locais. Desde o início da nova gestão, um esforço diário é empregado para facilitar a vida de quem gera emprego e renda na nossa cidade”, destaca.
Os próximos cursos serão realizados nos dias 15 e 24 de setembro. No dia 15 de setembro, acontece o curso básico de Finanças e, encerrando a programação, no dia 24 de setembro, será realizada a oficina Estratégia de Redes Sociais. Os encontros têm acontecido em duas turmas: às 14h e 18h.
Entre os avanços destacados pela secretaria, desde o ano passado, estão o alvará automatizado, que permitiu a desburocratização para a abertura de empresas, fazendo com que um processo que demorava meses sai agora em algumas horas. Outro avanço foi a concentração em um mesmo espaço de todos os órgãos e serviços voltados ao empreendedorismo como Espaço de Oportunidades, Jucerja, Fundecam, a Subsecretaria de Qualificação e Emprego, entre outros, além de cursos e eventos permanentes de capacitação dos empreendedores, como o Digitaliza Campos; o Fórum do Empreendedor e o Bora Empreender.
Na subsecretaria de Qualificação e Emprego, além de cadastrar quem está em busca de emprego no banco de dados do órgão, esses candidatos são direcionados para o mercado de trabalho de acordo com o perfil. A subsecretaria também participa de processos seletivos acompanhados por especialista em Recursos Humanos conectando as vagas de emprego disponíveis aos cadastros do Balcão de Emprego. Outra iniciativa foi a instalação de lojas Solidárias nos shoppings Boulevard Guarus Plaza e no Calçadão do Centro
A Subsecretaria de Qualificação e Emprego, através de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), também, realizou a oficina “Gestão do Caixa para Microempreendedores: Falta dinheiro ou falta gestão?”. A oficina foi no auditório da Casa do Empreendedor, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. A parceria foi firmada durante reunião semana passada, entre representantes dos dois órgãos, além do Fundecam.