A Prefeitura de Campos celebrou um termo de cooperação com a Associação Amigos do Rim, entidade sem fins lucrativos que atende, atualmente, 634 assistidos com apoio psicológico, social e jurídico, além da parte nutricional. O documento foi assinado nesta sexta-feira (15) pelo prefeito Wladimir Garotinho e pela presidente da associação, Greice Vasconcelos, no gabinete, e vai garantir a cessão de servidores para auxiliar nas atividades desenvolvidas pela entidade. Estavam presentes também parte da equipe, assistidos da associação e familiares, além dos vereadores Álvaro Oliveira e Silvinho Martins.
Segundo o prefeito, a assinatura do termo de cooperação é fundamental para reforçar o atendimento aos assistidos pela associação. “Hoje, a gente celebra um termo de cooperação com a Associação Amigos do Rio, uma entidade séria, que presta um serviço muito importante para famílias e pacientes renais crônicos do município. Formalizamos esse termo para ceder mão-de-obra para seguir com esse trabalho, seguir cuidando com atenção e carinho aos pacientes. A prefeitura vai dar todo apoio e suporte aos funcionários dessa instituição para que continuem dando assistência e carinho aos pacientes e seus familiares”, disse o prefeito.
A presidente da Amigos do Rim também comemorou a parceria. “É muito importante estarmos aqui hoje reunidos com o prefeito, assinando esse termo tão necessário. É um momento de muita felicidade porque os pacientes e familiares terão mais suporte. Os profissionais que atuam conosco deixarão de ser voluntários e passarão a ter mais tempo para se dedicar aos assistidos. São 634 assistidos, entre eles, pacientes que fazem hemodiálise, transplantados, conservadores e familiares”, informa Greice, lembrando que, entre os profissionais, estão das áreas de nutrição, psicologia e assistência jurídica.
Beatriz da Silva Rocha é sinônimo de força na luta pela sobrevivência do filho. Ela foi doadora para o filho, Rafael Rocha, 18 anos, paciente transplantado que perdeu os dois rins aos 12. Beatriz falou sobre a importância da assinatura do termo. “Eu como mãe de um menino que perdeu os dois rins aos 12 anos de idade e, hoje, ver a possibilidade da minha cidade ter um suporte para os transplantados, me traz muita esperança. O transplantado não volta a viver como a gente. Ele tem muitas questões minuciosas. Logo depois, ele teve um câncer no estômago e tudo isso deixa a mim, como mãe, como se eu estivesse em uma corda bamba o tempo todo. Precisamos desse apoio. Precisamos ser vistos como pessoa”, disse Beatriz.
Emocionada, Michelle Feliciano, filha de paciente renal idoso e que acompanha de perto a rotina do pai, Alcides Feliciano, 79 anos, parabenizou o prefeito. “Sempre falo que a Greice (presidente da associação) é nosso ponto de apoio. A gente não tem noção de como é a rotina de um paciente renal e, quando a gente descobre, esse porto seguro é fundamental”, destaca Michelle, que parabenizou a equipe da associação pelo trabalho desenvolvido.
Dono da empresa que faz o transporte dos pacientes que fazem hemodiálise, Beto Nunes conhece de perto a realidade de quem passa por esse processo constantemente. Ele convive direto com as famílias e os pacientes. “Sei que a luta de Greice é muito grande. Estão todos de parabéns pelo termo de cooperação. De madrugada, vou à Secretaria de Saúde acompanhar a saída dos pacientes e ouço muitos elogios ao serviço que está sendo oferecido pela Prefeitura aos pacientes renais”.
PREVENÇÃO – Greice Vasconcelos também falou sobre a importância de trabalhar a prevenção da doença. “O paciente está ali buscando viver e a máquina vai cobrando dela. Nosso maior desejo é lutar para trabalhar na prevenção da doença porque não queremos ver mais pacientes tendo que fazer hemodiálise”. A Associação Amigos do Rim funciona na Rua Marechal Deodoro, 126, Centro.