O III Seminário de Desenvolvimento Econômico e Turismo foi realizado nesta sexta-feira (15), no auditório da Prefeitura de Campos. O evento foi aberto pelo secretário de Administração e Recursos Humanos, Wainer Teixeira, e as apresentações dos dados feitas pelo secretário da pasta, Felipe Knust; subsecretárias de Turismo, Patrícia Cordeiro, e de Qualificação e Emprego, Joyce Lessa; presidente do Fundo de Desenvolvimento do Município de Campos (Fundecam), Orlando Portugal; além dos diretores de diferentes áreas. O prefeito Wladimir Garotinho também prestigiou o evento, que reuniu setores estruturantes que estão contribuindo para o Plano de Retomada Econômica do município.
Durante o seminário foram divulgados números dos serviços oferecidos e anunciado que será aberto no Farol de São Tomé um posto de atendimento da secretaria, próximo à rodoviária, onde serão disponibilizados aos contribuintes serviços ligados ao Microempreendedor Individual (MEI), alvarás, qualificação e emprego e ao Fundecam.
ESTATÍSTICA
Entre os números apresentados estavam o que coloca Campos em 7º lugar na abertura de novas empresas. De acordo com dados da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), em 2021 foram 1.439 e, em 2022, até o mês de abril, 596. Em relação aos empregos gerados, foram 3.359 em 2021; e 1.099 até o mês de abril deste ano, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). “Campos está em 8º lugar no ranking de MEIs com 35.083 até maio. Até maio, foram formalizados 2.500 novos microempreendedores no município. Temos números muito positivos, que mostram uma recuperação da nossa economia”, informa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Felipe Knust.
- Esse foi nosso terceiro seminário. Ele fecha cada semestre e, desta vez, tivemos a participação do professor Wainer na abertura do seminário, onde apresentamos as ações da secretaria de uma maneira geral e de cada subsecretaria. É muito importante para divulgar nossas ações e ações de governo de uma maneira geral, além de motivar a equipe. Foi muito produtivo! Apresentamos números de atendimentos e realizações - informa o secretário de Desenvolvimento Econômico, Felipe Knust.
CENTRALIZAÇÃO FISICA E DESCENTRALIZAÇÃO DE SERVIÇOS
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico também abrange a Subsecretaria de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas (PPPs); Fundecam; a Política Pública de Economia Solidária e o espaço do Microempreendedor Individual (MEI). “Centralizamos esses atendimentos em um único local, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro, facilitando o acesso a esses serviços para todos os empreendedores e população em geral que precisa dos atendimentos da secretaria“, afirma Knust.
Outra importante medida adotada pela secretaria foi a desburocratização e modernização do processo de abertura de empresas, com implantação de atendimento presencial e online, a partir do Regin e alvará automatizado, em parceria com a Jucerja, reduzindo o prazo de tramitação para abertura de empresas de médio e baixo risco. “Através do Fundecam, também, são oferecidas linhas de crédito a pequenos e médios empresários, e da Subsecretaria de Qualificação e Emprego, capacitação e oportunidades para quem está em busca de uma vaga no mercado de trabalho”.