Desde o mês de junho várias escolas da Rede municipal têm recebido os laboratórios de Matemática, Ciências (Projeto Lab Mais), Robótica e ainda o Brincar e Aprender. Por fora, são armários comuns, mas quando as portas se abrem se transformam em mais um mecanismo que tem ajudado os educadores a ensinar de forma mais lúdica e inovadora. Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, esse é um momento ímpar na Educação pública.
“Ver esses laboratórios inseridos na Educação pública é, sem dúvida, motivo de muita alegria para todos nós que estamos vivenciando a realidade de nossas escolas e de nossos alunos. Sem dúvida alguma é um dos caminhos para a valorização profissional de nossos professores e ainda a preocupação com um ensino de qualidade que desejamos para toda a nossa rede. Como sempre falo, não é porque é público que não pode ter qualidade e ser muito bom. Estamos trabalhando para que todos tenham uma escola de qualidade que nossos estudantes merecem e a educação que permitirá melhores opções de formação, de trabalho, de futuro”, ressaltou o secretário.
Um dos primeiros a receber os laboratórios, o diretor da Escola Getúlio Vargas, em Tocos, Luiz Augusto Bernardo de Souza fala da alegria de ter os equipamentos. “É com muita alegria que estamos na Ponta recebendo uma estrutura pedagógica como nunca antes havíamos recebido. A utilização do material pedagógico é imprescindível ao desenvolvimento das aulas, pois através dele podemos dinamizar a nossa prática, facilitando a compreensão dos conteúdos pelos alunos, além de tornar as nossas aulas mais interessantes e eficazes. Toda nossa equipe docente e discente está muito feliz. É através de investimentos como esse que iremos superar os desafios da nossa educação”, diz Luiz.
Na Escola Municipal 29 de Maio, no Parque Leopoldina, os laboratórios também trouxeram um nono ânimo para a comunidade escolar. A diretora Adriana Martins fala da emoção de poder contra com a nova estrutura. “Como Gestora e servidora pública, fico emocionada em poder vivenciar esses visíveis avanços para a Educação de Campos. Esses laboratórios, assim como outras ações, vêm fortalecer e criar meios de amenizar os efeitos da pandemia no aprendizado das nossas crianças, e o maravilhoso é que esse avanço está acontecendo em toda a Rede, com reformas merecidas, equipamentos, mobílias, materiais esportivos, capacitações para professores, ou seja, tudo que o nosso aluno precisa para aprender com alegria e dignidade. Parabéns ao Prefeito Wladimir e ao nosso Secretário Marcelo Feres por não medir esforços para que tudo isso esteja acontecendo.
Professora do 1º ano do Ensino Fundamental do 29 de Maio, Katia Aparecida de Paula, diz que enquanto educadora, está vivendo um momento único. “O processo de ensino-aprendizagem será estimulado com materiais lúdicos que encantam e despertam o conhecimento de nossos alunos. A partir do momento que o Brincar e Aprender será inserido nas aulas terá um papel muito importante na compreensão da disciplina ministrada, através de materiais concretos e enriquecedores contidos nesse laboratório”, explica Katia.
Aluna o 7º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, Lavinya Vitória Bueno, está encantada com a novidade na sala de aula. “Estou amando esses laboratórios lindos. Vai ser muito legal aprender através deles. Vai ser de bom uso todo esse conteúdo. Muito obrigada por nos proporcionar tudo isso na nossa Educação”, ressalta Lavinya.
Quem também está encantada com os laboratórios é a diretora da Escola Municipal Professora Eunícia Ferreira da Silva, localizada no Parque Santa Rosa, Daniely Pelicioni Azevedo. “Para mim, essa agora é uma sala dos sonhos. Sala dos nossos alunos, dos pequenos até os da Educação para Jovens e Adultos (Eja). Ainda estamos recebendo a capacitação para trabalhar o conteúdo na sala de aula. Esse é um momento de muita expectativa de ver tudo isso sendo utilizado”, disse Daniely. Mãe de uma aluna da escola, Gilsara de Sousa Geraldino, também está feliz com os novos equipamentos.
“Hoje, nós podemos ver que nossos filhos têm futuro. Eles vão crescer profissionalmente, mesmo morando em uma comunidade. E, diante de tudo isso só posso agradecer a todos que estão envolvidos nesse projeto, por todo esse cuidado, e dizer também que toda nossa comunidade e nossos filhos merecem sim, o melhor”, conta Gilsara.
PROJETOS
O Brincar e Aprender é composto por estantes organizadoras lúdicas, estante modular, estante de recursos educacionais lúdicos – Educação Infantil e conjunto de recursos educacionais lúdicos – Ensino Fundamental Anos Iniciais. Todo esse material vai auxiliar no processo de ensino-aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais nas unidades escolares da rede municipal de ensino do Município. O brincar E Aprender conta de recursos educacionais lúdicos destinados aos alunos matriculados nas 81 creches, nas 46 escolas que oferecem educação infantil e nas 84 escolas que ofertam Ensino Fundamental Anos Iniciais.
o Projeto LaBMais foi implantado, este ano, nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes. Para isso, adquiriu 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências que serão destinados a 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e a 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais. Além desses, há ainda 166 Kits de robótica para 46 unidades que ofertam educação infantil, 84 unidades que ofertam ensino fundamental anos iniciais e 36 unidades que ofertam ensino fundamental anos finais.