A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), por meio da Escola de Formação de Educadores Municipais (EFEM), vai realizar na próxima segunda-feira (25), até o dia 5 de agosto, a capacitação “Formação Lab Mais: Ciências, Matemática, Robótica e Brincar e Aprender”. O público alvo são professores, pedagogos, professores de suporte pedagógico (PSPs) e gestores das unidades escolares da rede municipal de ensino. A formação acontecerá na Universidade Estácio de Sá, com opções de horários pela manhã, tarde ou noite. As inscrições podem ser feitas no link (
AQUI).
Diretora Pedagógica da Seduct, Tânia Alberto, explica que o objetivo é capacitar os profissionais da Educação para o uso dos recursos dos laboratórios adquiridos pela Seduct e que estão sendo entregues nas unidades escolares. "Essa é a primeira etapa da formação organizada pela EFEM. E essa etapa de formação docente é muito importante para que os professores possam aproveitar ao máximo os recursos que os laboratórios oferecem. Será um treinamento diferenciado, feito por técnicos especializados no uso dos recursos apresentados”, ressalta Tânia.
Responsável pela EFEM, Talita da Silva Ernesto, explica que a formação do Lab Mais visa apresentar os materiais dos laboratórios de Matemática, Ciências, Robótica, e o Brincar e Aprender a todos os educadores das escolas municipais. Durante as capacitações serão realizadas discussões sobre as concepções teóricas e práticas que envolvem os materiais e jogos. Os educadores participarão de oficinas com práticas ligadas às necessidades curriculares da rede.
“Empoderar os gestores e professores para o bom uso destes materiais é fundamental para dinamizar as aulas, envolver os alunos com experiências lúdicas e contextualizadas, desenvolvendo a criticidade, a investigação e o pensamento complexo. As pessoas que vão ministrar são profissionais qualificados, envolvidos com a criação dos laboratórios e que já realizaram a implantação destes materiais em outras escolas da rede pública", contou Talita.
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, destaca a importância da iniciativa.
"O projeto Lab Mais é uma das iniciativas da Seduct que visam ao resgate da nossa Educação pública municipal. A ela se somam diversas outras, como o Estação Educação, a criação da EFEM, a avaliação educacional, a criação do Comitê Permanente de Planejamento e Gestão participativa dos diretores escolares, a digitalização dos processos educacionais e administrativos, a aquisição de materiais e mobiliários novos para a rede municipal, a equiparação dos salários dos professores ao piso nacional, além das manutenções e reformas de unidades escolares, que estavam em situação crítica no início do ano de 2021. Todas essas ações são parte de um programa estruturante para a Educacao municipal, chamado Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE)", declarou o secretário.
CAPACITAÇÃO, INSCRIÇÕES E LABORATÓRIOS
A resentante da EFEM detalha a Formação Lab Mais: Ciências, Matemática, Robótica e Brincar e Aprender. De acordo com Talita Ernesto, a formação de Ciências e Matemática será direcionada a todos os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, cada um em seu respectivo dia. A formação de Robótica vai acontecer para algumas escolas, professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais, já que será feita em duas etapas. O segundo grupo de escolas vai fazer a capacitação em outra etapa. Já os professores de Creche e Educação Infantil terão formação do Brincar & Aprender.
"Nesta primeira etapa, para cada laboratório, a carga horária será de 8 horas, sendo 4 por dia. Vale ressaltar que a inscrição segue em duas etapas. A primeira corresponde ao cadastro completo do servidor e a segunda, à inscrição dos cursos dos laboratórios. Todos precisam entrar com o e-mail institucional, preencher o cadastro e se inscrever na aba curso”, explica Talita.
O Projeto Lab Mais foi implantado este ano nas unidades escolares da rede municipal de ensino de Campos. Para isso, a Seduct adquiriu 120 kits de laboratórios de Matemática e Ciências, destinados a 84 unidades que ofertam Ensino Fundamental Anos Iniciais e a 36 unidades com Ensino Fundamental Anos Finais. Além desses, há ainda 166 Kits de Robótica para 46 unidades com Educação Infantil, 84 unidades com Ensino Fundamental Anos Iniciais e 36 com Ensino Fundamental Anos finais.
Já o Brincar e Aprender é composto por estantes organizadoras lúdicas, estante modular, estante de recursos educacionais lúdicos – Educação Infantil e conjunto de recursos educacionais lúdicos – Ensino Fundamental Anos Iniciais. Todo esse material vai auxiliar no processo de ensino-aprendizagem para a Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais nas unidades escolares do município.