Dezoito adolescentes dos acolhimentos institucionais vinculados à Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) participam do Projeto “Jovem Alerta”. Promovida desde o início de junho, em parceria pela Prefeitura de Campos e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), a iniciativa é direcionada a jovens de 14 a 24 anos que estejam matriculados e cursando os últimos anos do Ensino Fundamental, o Ensino Médio, ou que tenham concluído o Ensino Médio e tem o objetivo de despertar a autonomia, cidadania e a inserção no mercado de trabalho.
São realizadas oficinas de preparação para o mundo do trabalho que duram cerca de duas horas, duas vezes na semana. Cada encontro tem uma temática diferente. Neles são abordados os temas relacionados ao universo juvenil. As temáticas como “Projeto de vida”, “Empreendedorismo juvenil”, “Dicas de Mercado de Trabalho”, “Conceito, Contexto e Preconceito”, “Saúde e Sexualidade”, “Gravidez na Adolescência”, “Refletindo sobre Drogas”, “Participação e Direitos”, e “Criando Laços”, são amplamente debatidas.
O presidente da FMIJ, Fabiano de Paula, frisou que é de extrema importância a alternativa como o CIEE para os adolescentes dos acolhimentos institucionais que é uma instituição que auxilia os jovens a ingressar no mercado de trabalho por meio do programa Jovem Aprendiz. “Estamos sempre buscando qualificar os adolescentes e jovens do nosso município. Ainda nessa semana, formamos mais de 150 pessoas no Qualifica Jovem e Qualifica Polo, programas da Fundação. Desta vez, nossos adolescentes irão se formar por meio do programa Jovem Alerta da Instituição do CIEE. Trabalhamos para que nossos adolescentes possam ter o direito e acesso à aprendizagem. O foco é que eles possam se capacitar cada vez mais”, declarou.
Para a psicóloga do CIEE, Letícia Machado, o Projeto tem ajudado muito aos adolescentes da FMIJ. "Eles são encantadores, meu desejo é vê-los todos encaminhados para o mercado de trabalho. A parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) tem um lugar muito importante nesse projeto. Esse estreitamento de vínculos é ótimo, pois assim podemos buscar o melhor para nossos adolescentes e jovens", disse.
PROJETO JOVEM ALERTA
O Centro de Integração Empresa-Escola de Campos promove o “Projeto Jovem Alerta”, em parceria com a rede socioassistencial, buscando desenvolver ações progressivas voltadas para promoção da integração ao mundo do trabalho e desenvolvimento humano, promovendo acolhida, participação e capacitação, assegurando espaços de referência para convívio grupal, comunitário e social.
Deste modo, contribuindo com a ampliação do universo informacional, cultural dos jovens, estimulando o desenvolvimento de potencialidades para novos projetos de vida para o alcance de autonomia e protagonismo social.
Um dos grandes desafios do projeto está em possibilitar que maior quantitativo de jovens de extrema vulnerabilidade sejam inseridos em programas de inclusão social que possam ampliar a escolaridade com cursos de qualificação e capacitação profissional, a integração com empresas públicas e privadas, a fim de obter trocas com profissionais, das diferentes formações e a própria rotina de um ambiente formal de trabalho, ampliando a visão de mundo e do projeto de vida.
Assim, quando os adolescentes finalizam o projeto, são inseridos no Banco de Dados do CIEE, concorrendo a vagas de Jovem Aprendiz ou Estágio. E a equipe técnica (Psicóloga e Assistente Social) continuam acompanhando estes adolescentes e jovens mesmo após o término do projeto.