O Hospital Ferreira Machado (HFM) recebeu nesta quarta-feira (20), 130 novas camas tipo Fowler, sendo 30 elétricas. As camas beneficiarão a equipe médica, os enfermeiros e os pacientes tratados no hospital, por facilitar a movimentação e o rápido acesso na realização de procedimentos. A aquisição faz parte do processo de modernização da unidade hospitalar do município, promovido pela Prefeitura.
As camas foram distribuídas para nove setores do hospital. O Centro de Tratamento Intensivo (CTI) recebeu 30 camas elétricas, que serão utilizadas para renovar os leitos utilizados por pacientes adultos de alta complexidade. Já as outras 100 unidades irão para outros setores, como as Clínicas Cirúrgica, Médica, Ortopédica, além de Neurocirurgia, de Doenças Infecto-Parasitárias (DIP) e a Pediátrica.
Após a chegada das camas, foi prontamente iniciada a separação e a montagem. O processo de troca das antigas pelas novas já começou e até quinta-feira (21), todas vão estar instaladas nos devidos setores do hospital.
O vice-prefeito, Frederico Paes, enfatizou que, “além das reformas e das ampliações, agora estamos trocando todos os mobiliários e isso traz conforto para os pacientes, médicos, enfermeiros, técnicos e acompanhantes. Hoje é um dia histórico para o município, pois há muito tempo não víamos isso acontecer. Quero dar parabéns à toda equipe da Saúde pelo empenho diário para oferecer o melhor à população”.
“Com a chegada desses novos mobiliários, a Saúde no município avança cada dia mais. A nova saúde de Campos já é uma realidade”, reforçou o Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano.
O Presidente da Fundação Municipal de Saúde e Superintendente do HFM, Arthur Borges, ressalta que a prioridade é oferecer melhor qualidade de vida para todos, por meio da saúde. “O Hospital Ferreira Machado vem nos últimos anos conseguindo, não só reorganizar e melhorar a qualidade da assistência à saúde para os pacientes, mas também renovar e ampliar seus equipamentos, sua tecnologia e sua infraestrutura. A ideia é humanizar cada vez mais o atendimento e proporcionar melhores condições aos nossos pacientes, em um lugar mais salubre e confortável”, informou.
Já o Superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber, explica que a prefeitura está entregando o melhor à população. “O maior investimento para o setor público é o retorno para a própria população. O dinheiro investido nesse mobiliário é o dinheiro que as pessoas contribuem e o retorno desse dinheiro tem que ser em um melhor acolhimento, em uma melhor hotelaria, no melhor serviço. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está fazendo isso, oferecendo o melhor para a população, não só no Ferreira Machado, mas também no Hospital São José e no Hospital Geral de Guarus. Temos um caminho pela frente e muita coisa nova para mostrar”, esclareceu.
MAIS CONFORTO AOS PACIENTES
As novas camas permitirão que a equipe técnica de enfermagem trabalhe de forma mais individualizada, permitindo maior conforto aos pacientes, como esclarece a técnica, Janaina Pereira. “Algumas camas antigas estavam com a manivela quebrada e enferrujada, por conta disso, tínhamos dificuldades na hora de levantar o paciente na cama. Com a chegada desses novos leitos, vamos conseguir auxiliar o paciente na hora do banho e no processo de curativo. Além disso, os novos leitos vão auxiliar na respiração e circulação sanguínea dos pacientes”, relevou.
“Essa mudança é muito bem-vinda. Sofri um acidente de moto e agora estou me sentindo mais confortável nessa nova cama. Está super aprovada”, relatou o José Carvalho, que está internado na clínica ortopédica do hospital.
Pedro Paulo, que também sofreu um acidente de moto, relata que se sente mais seguro com as novas camas. “Bem melhor, mais confortável, seguro e a proteção nas laterais é mais firme. O colchão também é macio, o que ajuda na hora de descansar”, disse.
NOVAS AQUJISIÇÕES
Para o Superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, os novos mobiliários e equipamentos vão oferecer mais eficiência e conforto. “Até o final do mês o HFM receberá a maior entrega de mobiliário médico desde a sua inauguração, em 1952. Serão 8 caminhões com 180 camas, 220 cadeiras de acompanhante, além de macas fawler, cadeiras higiênicas, entre outros materiais. Serão 2,5 milhões investidos em uma melhor estrutura para nossos usuários”, destacou.