Notícia no detalhe
Emut instala "Onda Verde" na Arthur Bernardes
A sinalização com semáforos na avenida Arhur Bernardes passou por intervenções de forma a deixar o tráfego mais ágil. A via perimetral, que liga a BR-101 Sul e a avenida do Contorno à avenida 28 de Março, percorrendo os bairros Aurora, IPS, Capão, Alphaville, Tarcísio Miranda e Flamboyant, funciona agora no sistema "Onda Verde". O diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Dias, informa que um grupo de técnicos da área operacional da empresa foi destacado para fazer treinamento na cidade de Três Corações (MG), a fim de que possam estar capacitados para realizar manutenção nos novos conjuntos semafóricos da via. já dotada dos sinais luminosos que tem leds no lugar das lâmpadas incandecentes e display para inserção de mensagens para orientar motoristas.
- Terminamos na sexta-feira (29) o trabalho de contagem de veículos no horário normal e nos períodos de rush, bem como o tempo necessário para cada sentido de tráfego nos cruzamentos, a fim de podermos elaborar os cálculos e regular os novos controladores de tempo eletrônicos de última tecnologia que funcionam com tecnologia wireless e que, futuramente, será controlado remotamente de dentro de uma Central, na Emut, inclusive com sistema de câmeras, que fará a contagem digital de veículos em tempo real, permitindo regular o tempo nos cruzamentos, de acordo com o fluxo de veículos em cada sentido de trânsito - anunciou Paulo Dias.
Onda verde - É um sistema que permite fazer o sincronismo no funcionamento dos semáforos, de forma que assim que o motorista dá a partida em um sinal que abre, ele passará pelos próximos cruzamentos com o sinal verde (aberto), desde que obedeça a velocidade indicada nas placas.
- O sistema é bastante funcional e otimiza todo esforço energético do tráfego, tendo em vista que proporciona a redução de frenagens (que evita o desgaste dos pneus, pastilhas de freios, etc) e, conseqüentemente, reduz o número de arrancadas, que evita os mesmos desperdícios de energia. Por reduzir as paradas nos semáforos, o sistema proporciona, como resultado prático, menos perda de tempo nos cruzamentos, e isso implica diretamente em mais agilidade no trânsito e menos estresse ao motorista - detalha o engenheiro Paulo Dias.
Últimas Notícias adicionadas
- 21/12/2024 17:03:43 Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
- 21/12/2024 13:01:14 Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
- 21/12/2024 12:34:05 GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
- 21/12/2024 11:05:17 Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
- 21/12/2024 10:54:44 Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
2112 13h01Defesa Civil alerta para chuvas significativas até terça
2112 12h34GCM na Praça em edição especial no Parque Presidente Vargas
2112 11h05Pianista Ivan Glória Machado se apresenta neste sábado no Museu Histórico
2112 10h54Defesa Civil participa de reunião no RJ com o tema "Preparação para Chuvas de Verão"
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro