Notícia no detalhe
Emut instala "Onda Verde" na Arthur Bernardes
A sinalização com semáforos na avenida Arhur Bernardes passou por intervenções de forma a deixar o tráfego mais ágil. A via perimetral, que liga a BR-101 Sul e a avenida do Contorno à avenida 28 de Março, percorrendo os bairros Aurora, IPS, Capão, Alphaville, Tarcísio Miranda e Flamboyant, funciona agora no sistema "Onda Verde". O diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Dias, informa que um grupo de técnicos da área operacional da empresa foi destacado para fazer treinamento na cidade de Três Corações (MG), a fim de que possam estar capacitados para realizar manutenção nos novos conjuntos semafóricos da via. já dotada dos sinais luminosos que tem leds no lugar das lâmpadas incandecentes e display para inserção de mensagens para orientar motoristas.
- Terminamos na sexta-feira (29) o trabalho de contagem de veículos no horário normal e nos períodos de rush, bem como o tempo necessário para cada sentido de tráfego nos cruzamentos, a fim de podermos elaborar os cálculos e regular os novos controladores de tempo eletrônicos de última tecnologia que funcionam com tecnologia wireless e que, futuramente, será controlado remotamente de dentro de uma Central, na Emut, inclusive com sistema de câmeras, que fará a contagem digital de veículos em tempo real, permitindo regular o tempo nos cruzamentos, de acordo com o fluxo de veículos em cada sentido de trânsito - anunciou Paulo Dias.
Onda verde - É um sistema que permite fazer o sincronismo no funcionamento dos semáforos, de forma que assim que o motorista dá a partida em um sinal que abre, ele passará pelos próximos cruzamentos com o sinal verde (aberto), desde que obedeça a velocidade indicada nas placas.
- O sistema é bastante funcional e otimiza todo esforço energético do tráfego, tendo em vista que proporciona a redução de frenagens (que evita o desgaste dos pneus, pastilhas de freios, etc) e, conseqüentemente, reduz o número de arrancadas, que evita os mesmos desperdícios de energia. Por reduzir as paradas nos semáforos, o sistema proporciona, como resultado prático, menos perda de tempo nos cruzamentos, e isso implica diretamente em mais agilidade no trânsito e menos estresse ao motorista - detalha o engenheiro Paulo Dias.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira