Notícia no detalhe
Emut instala "Onda Verde" na Arthur Bernardes
A sinalização com semáforos na avenida Arhur Bernardes passou por intervenções de forma a deixar o tráfego mais ágil. A via perimetral, que liga a BR-101 Sul e a avenida do Contorno à avenida 28 de Março, percorrendo os bairros Aurora, IPS, Capão, Alphaville, Tarcísio Miranda e Flamboyant, funciona agora no sistema "Onda Verde". O diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Dias, informa que um grupo de técnicos da área operacional da empresa foi destacado para fazer treinamento na cidade de Três Corações (MG), a fim de que possam estar capacitados para realizar manutenção nos novos conjuntos semafóricos da via. já dotada dos sinais luminosos que tem leds no lugar das lâmpadas incandecentes e display para inserção de mensagens para orientar motoristas.
- Terminamos na sexta-feira (29) o trabalho de contagem de veículos no horário normal e nos períodos de rush, bem como o tempo necessário para cada sentido de tráfego nos cruzamentos, a fim de podermos elaborar os cálculos e regular os novos controladores de tempo eletrônicos de última tecnologia que funcionam com tecnologia wireless e que, futuramente, será controlado remotamente de dentro de uma Central, na Emut, inclusive com sistema de câmeras, que fará a contagem digital de veículos em tempo real, permitindo regular o tempo nos cruzamentos, de acordo com o fluxo de veículos em cada sentido de trânsito - anunciou Paulo Dias.
Onda verde - É um sistema que permite fazer o sincronismo no funcionamento dos semáforos, de forma que assim que o motorista dá a partida em um sinal que abre, ele passará pelos próximos cruzamentos com o sinal verde (aberto), desde que obedeça a velocidade indicada nas placas.
- O sistema é bastante funcional e otimiza todo esforço energético do tráfego, tendo em vista que proporciona a redução de frenagens (que evita o desgaste dos pneus, pastilhas de freios, etc) e, conseqüentemente, reduz o número de arrancadas, que evita os mesmos desperdícios de energia. Por reduzir as paradas nos semáforos, o sistema proporciona, como resultado prático, menos perda de tempo nos cruzamentos, e isso implica diretamente em mais agilidade no trânsito e menos estresse ao motorista - detalha o engenheiro Paulo Dias.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/03/2026 17:39:39 Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
- 19/03/2026 17:25:21 Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
- 19/03/2026 16:49:33 LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
- 19/03/2026 15:32:28 Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
- 19/03/2026 12:02:31 Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
1903 17h25Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
1903 16h49LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
1903 15h32Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
1903 12h02Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















