Notícia no detalhe
Emut instala "Onda Verde" na Arthur Bernardes
A sinalização com semáforos na avenida Arhur Bernardes passou por intervenções de forma a deixar o tráfego mais ágil. A via perimetral, que liga a BR-101 Sul e a avenida do Contorno à avenida 28 de Março, percorrendo os bairros Aurora, IPS, Capão, Alphaville, Tarcísio Miranda e Flamboyant, funciona agora no sistema "Onda Verde". O diretor do Departamento de Engenharia de Trânsito da Empresa Municipal de Transportes (Emut), Paulo Dias, informa que um grupo de técnicos da área operacional da empresa foi destacado para fazer treinamento na cidade de Três Corações (MG), a fim de que possam estar capacitados para realizar manutenção nos novos conjuntos semafóricos da via. já dotada dos sinais luminosos que tem leds no lugar das lâmpadas incandecentes e display para inserção de mensagens para orientar motoristas.
- Terminamos na sexta-feira (29) o trabalho de contagem de veículos no horário normal e nos períodos de rush, bem como o tempo necessário para cada sentido de tráfego nos cruzamentos, a fim de podermos elaborar os cálculos e regular os novos controladores de tempo eletrônicos de última tecnologia que funcionam com tecnologia wireless e que, futuramente, será controlado remotamente de dentro de uma Central, na Emut, inclusive com sistema de câmeras, que fará a contagem digital de veículos em tempo real, permitindo regular o tempo nos cruzamentos, de acordo com o fluxo de veículos em cada sentido de trânsito - anunciou Paulo Dias.
Onda verde - É um sistema que permite fazer o sincronismo no funcionamento dos semáforos, de forma que assim que o motorista dá a partida em um sinal que abre, ele passará pelos próximos cruzamentos com o sinal verde (aberto), desde que obedeça a velocidade indicada nas placas.
- O sistema é bastante funcional e otimiza todo esforço energético do tráfego, tendo em vista que proporciona a redução de frenagens (que evita o desgaste dos pneus, pastilhas de freios, etc) e, conseqüentemente, reduz o número de arrancadas, que evita os mesmos desperdícios de energia. Por reduzir as paradas nos semáforos, o sistema proporciona, como resultado prático, menos perda de tempo nos cruzamentos, e isso implica diretamente em mais agilidade no trânsito e menos estresse ao motorista - detalha o engenheiro Paulo Dias.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
- 16/11/2025 14:15:22 Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
- 16/11/2025 10:28:37 UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
- 16/11/2025 10:01:56 Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
- 16/11/2025 09:50:52 Simpósio Caminhos de Barro vai discutir potencial da cerâmica artesanal
Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
1611 14h15Jardim São Benedito em uma edição do Vem Pro Jardim com Sandro Balli
1611 10h28UBSF Maria Selma, na Tira Gosto, funcionando com sala de vacinas
1611 10h01Educação divulga lista das chapas homologadas para eleição de diretores
1511 15h51Espetáculo de dança “As Cores do Brasil” neste domingo no Teatro Trianon
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira




















