Notícia no detalhe
Fundação Zumbi nas comemorações do Dia da Abolição
A Fundação Municipal Zumbi dos Palmares (FMZP) preparou uma série de eventos para comemorar os 123 anos da Abolição da Escravatura. A programação começa na segunda-feira (9) e vai até sexta-feira (13), data em que a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, em 1888. Exposições, exibição de vídeos, roda de capoeira, degustação de comida africana, encenação teatral e doação de sangue fazem parte da programação, que vai acontecer das 8h às 17h, na sede da FMZP.
O público vai ter a oportunidade de conhecer moedas e notas antigas de réis (dinheiro da época), do acervo do Instituto Historiar. Haverá também exposições de fotos de máscaras e artefatos africanos, cedidas pelo Museu de Arqueologia de São Paulo, e de anúncios de escravos, publicados no Jornal Monitor Campista, do acervo do Instituto Historiar.
Serão exibidos o vídeo permanente sobre a Abolição da Escravatura e o vídeo “120 anos da Abolição da Escravatura”. Serão servidos petiscos preparados por alunos do Curso de Culinária Afro ministrado pela Fundação Zumbi, como bolo de aipim, lê lê, manjar branco, arrumadinho de carne seca e cuscuz. As rodas de capoeira serão realizadas pela manhã e à tarde.
A programação inclui palestra para os alunos dos cursos da Fundação Zumbi sobre a Abolição da Escravatura e a encenação da peça “Malandragem dos Morros”, com alunos do Curso de Teatro da FMZP. Na sexta-feira (13), às 19h, acontece uma roda de capoeira na praça de Custodópolis. “Estamos preparando também, surpresas que, com certeza vão agradar ao público”, informa o coordenador do evento, Hélvio Gomes Cordeiro.
- Apesar dos 123 anos da Abolição da Escravatura, a data requer comemoração e reflexão. Ainda tem muita escravidão no Brasil, como as desigualdades verificadas no ensino e no emprego, por exemplo. Além de repensar a Abolição, temos muito que comemorar. São 123 anos as correntes e a senzala. No nível de pobreza, o 13 de maio igualou muita gente. Apesar da remuneração não ser ideal, ainda podemos sobreviver com o salário que recebemos pelo nosso trabalho”, diz Hélvio.
Ele é autor dos livros Carukango, o Príncipe dos Escravos e Escravidão & Abolição – A luta pela igualdade, lançado em abril, na Academia Brasileira de Letras (ABL). Os dois livros foram editados pela Fundação Zumbi. Mais de 8 mil exemplares de Carukango já forma distribuídos pela Fundação, em escolas e universidades de Campos e de outros estados e na ABL.
Doação de sangue – Na quinta-feira (12), a unidade de coleta móvel do Hemocentro Regional de Campos estará na sede da Fundação Zumbi, das 8h às 18h, para receber doações de sangue. Para doar é preciso levar documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 18 e 65 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas. Antes, na segunda-feira (9), acontecem palestras sobre doação de sangue, às 9h e às 19h, na FMZP.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/12/2025 15:58:50 Prefeito Wladimir Garotinho inaugura obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores
- 20/12/2025 14:49:26 Divulgado resultado do Processo de Consulta Eleitoral para gestores de escolas
- 20/12/2025 12:45:44 Papai Noel é atração especial do "Vem pro Jardim" neste domingo
- 20/12/2025 12:04:00 Festa natalina leva alegria às crianças internadas na pediatria do HFM
- 20/12/2025 08:48:44 Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
Prefeito Wladimir Garotinho inaugura obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores
2012 14h49Divulgado resultado do Processo de Consulta Eleitoral para gestores de escolas
2012 12h45Papai Noel é atração especial do "Vem pro Jardim" neste domingo
2012 12h04Festa natalina leva alegria às crianças internadas na pediatria do HFM
2012 08h48Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















