Sempre atenta às ações que visam levar informação e prevenção à saúde da população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) marcou presença mais uma vez no Prefeitura em Ação, que desta vez aconteceu na localidade de Campo Novo, na Baixada Campista. Entre os serviços ofertados aos moradores estão os desenvolvidos pelos Departamentos de Odontologia, de Enfermagem e da Vigilância Sanitária. A ação aconteceu na Escola Municipal Jacques Richer.
Maria José Brito de Souza, 58 anos, que é hipertensa, chegou bem cedo e garantiu a atualização do Cadastro Único e realizou a aferição da pressão arterial e da glicemia. “Tudo muito bom e rápido. Já convivo com a hipertensão há alguns anos, mas de uns dias para cá ela ficou descompensada. Como estava alta agora, a enfermeira me orientou a procurar o médico da UBS para fazer o acompanhamento”, disse.
A enfermeira Gabriela Ferreira Batista Viana explica que o atendimento realizado pelo Departamento de Enfermagem (DENF) no Prefeitura em Ação tem apontado prevalência da hipertensão em relação à diabetes, mas a maioria dos pacientes já tem conhecimento da doença. “Elas sempre relatam que já fazem uso de medicação para hipertensão e acompanhamento médico. As que descobrem aqui, nós encaminhamos para fazer o acompanhamento na rede de saúde”, disse.
Atenta à saúde bucal dos filhos Yasmin, de 10 anos, e Pedro Lucas, de 4 anos, a dona de casa Miraci Cordeiro de Abreu visitou o espaço da odontologia. “Recebi várias orientações sobre cuidados para evitar cárie, sobre escovação e higienização correta para mim e para meus filhos”, disse. Além das informações, as crianças ganharam kit de higiene bucal.
“Uma boca saudável se reflete na saúde de todo o organismo e, por isso, a importância de trabalharmos essa prevenção com a criança, o adolescente e o adulto. Para aqueles que precisam de atendimento, nós encaminhamos para a UBS de Venda Nova que é a unidade de referência na localidade”, declarou o coordenador do Departamento de Odontologia, José Luiz Oliveira.
Também com foco na prevenção, a Vigilância Sanitária trabalhou junto aos moradores informações sobre o consumo com segurança e importância de observar os selos de inspeção sanitária nos alimentos, além de promover a troca de óleo de cozinha usado por detergente. O órgão realiza esses serviços diariamente na sede que fica na Rua Gil Gois, nª 138, no Centro. O óleo precisa estar armazenado em garrafa pet. A cada dois litros de óleo usado, o cidadão ganha um detergente de 500 ml.