Notícia no detalhe
Mais um pólo do Hiperdia em Conselheiro Josino
A Secretaria Municipal de Saúde implantou mais um pólo de atendimento médico especializado em cardiologia em Conselheiro Josino. Trata-se do 13º pólo do Programa de Prevenção à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), que está funcionando no Núcleo da Terceira Idade da localidade, na região Norte da cidade.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o 14º pólo será implantado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Travessão, na próxima semana. “Com mais essa medida, estamos dando sequência ao trabalho de descentralização do atendimento especializado do Hiperdia, ampliando a assistência, acompanhamento e tratamento dos pacientes com as duas patologias”, explica o secretário.
Fazendinha recebeu o 12º pólo do programa em março deste ano, que está funcionando na UBS da localidade. Com o novo serviço, as unidades passam a contar com um médico especializado em cardiologia. O secretário destaca que o atendimento é feito por meio de ambulatório e a consulta deve ser marcada na própria UBS.
Em janeiro de 2009, o programa era desenvolvido em apenas três pólos. “Hoje, contamos com 13. Com isso, estendemos o serviço a um número maior de pessoas e cumprimos nossa pactuação com o Ministério da Saúde, informando o número real de pacientes no município as doenças”, explicou o secretário.
A coordenadora do Hiperdia, a cardiologista Maria Fernanda Alvarenga, afirma que em Campos há aproximadamente 55 mil diabéticos e 80 mil hipertensos. “Desse total, cerca de 36 mil estão cadastrados no Hiperdia. A maior parte dessas pessoas que têm hipertensão também tem diabetes, mas isso não é regra. Cerca de 80% dos nossos pacientes são portadores das duas doenças”, acrescentou.
Pólos - Os demais pólos do programa funcionam no Centro Dia, Hospital São José, Clube da Terceira Idade do Centro, no Centro de Referência e Tratamento de Lesões Cutâneas e Pé Diabético e nas UBS Alair Ferreira (pq Vicente Dias), Jamil Abdu (Pecuária), Santa Helena, Penha, Turf Clube e Servidor. A Prefeitura também leva as ações do programa onde não há polos fixos, oferecendo trabalho itinerante de orientação, prevenção e busca ativa de pessoas com as duas doenças. Ao ser diagnosticado com essas doenças, o paciente é encaminhado a um dos pólos.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















