Notícia no detalhe
Prefeitura oferece assistência à Casa do Pequeno Jornaleiro
A prefeitura continua oferecendo assistência a Casa do Pequeno Jornaleiro, local onde funciona um abrigo para crianças e adolescentes do município. A instituição realiza dois projetos, o Casa Lar de Acolhimento, que atende alunos com idade entre 7 e 16 anos e, ainda, o projeto Educação e Arte Sob o Controle das Medidas Socioeducativas, em que cerca de 15 menores infratores prestam serviços à comunidade. Ambos os projetos são financiados pelo Fundo Municipal da Infância e da Adolescência.
- Realizamos aqui na casa projetos com o intuito de proporcionar a melhoria na qualidade de vida dos jovens, tudo graças ao apoio da prefeitura. Por ano, cerca de R$ 630 mil são repassados para os dois projetos. Essa parceria tem sido importante na vida de muita gente - destacou o presidente da Casa do Pequeno Jornaleiro, Airton Évio de Souza.
A entidade dispõe de oficinas de música e de esporte, bastante freqüentadas pelos alunos. A Casa oferece, também, profissionais como psicólogos, assistentes sociais, pedagogos e um professor de educação física, para dar auxílio às crianças e adolescentes. Além disso, uma mãe social mora na mesma casa com eles, ficando à disposição dos menores. "Fico muito satisfeita em poder ajudar essas crianças. O meu trabalho é cuidar, levar ao médico, auxiliar nas refeições, chamar atenção quando for necessário e, também, dar carinho para eles. Não é um trabalho fácil, mas faço com muito amor", explicou a mãe social, Cristiane Couto Ribeiro Almeida.
Para Emanuel, a Casa oferece todo atendimento necessário. "Eu gosto muito de morar aqui. Sou muito feliz por ter uma casa e por ter uma mãe que cuida de mim", disse a criança.
Histórico - A Casa do Pequeno Jornaleiro foi fundada em 1961, pelo proprietário de uma distribuidora de jornais de Campos, que tinha por objetivo retirar das ruas crianças e adolescentes. Na época, os menores que recebiam atendimento ajudavam o proprietário a vender os jornais e, por conta disso, o abrigo passou a ser conhecido como Casa do Pequeno Jornaleiro. No entanto, após a promulgação do Estatuto da Criança do Adolescente, houve uma modificação e os adolescentes não puderam mais ser empregados na comercialização dos jornais.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira