A primeira-dama do município Tassiana Oliveira esteve no Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), na manhã desta terça-feira (02), participando de uma grande ação de acolhimento, com palestras e orientação sobre o Programa de Planejamento Familiar, reativado este ano pela Prefeitura. O evento tem como objetivo apresentar ao público presente os métodos contraceptivos disponíveis na rede pública de Campos, incluindo as opções de cirurgias de laqueadura e vasectomia, além da implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU).
“Estou muito feliz em estar aqui hoje participando desse programa e desse mutirão de Planejamento Familiar, que não envolve só uma qualidade médica, mas também toda uma questão social. É o mutirão não só de cirurgia, mas de palestras informativas necessárias para que vocês tenham o conhecimento de qual é o procedimento ideal para cada um”, informou Tassiana.
A primeira-dama ressaltou que tanto a laqueadura quanto a vasectomia não são procedimentos para todos os munícipes. “Há regras do Ministério da Saúde que precisam ser respeitadas e, às vezes, a gente acredita que não é a hora agora, mas futuramente podemos querer ter outro filho. Mas, podemos colocar o DIU e ter a tranquilidade de que não vamos engravidar naquele período. Então se informem sobre esses procedimentos, porque é um direito da mulher”.
Para o subsecretário de Saúde, ortopedista Marcos Gonçalves, o Planejamento Familiar permite que o casal organize como quer constituir sua família, de forma planejada, no tempo certo.
“Precisamos incentivar cada vez mais ações que ampliem o acesso da população aos programas de saúde do nosso município. Na Atenção Básica, através do serviço de enfermagem, o paciente tem acesso a todos estes serviços que estão sendo ofertados aqui hoje, além de preservativos feminino e masculino, anticoncepcionais e tudo isso bem perto da sua residência”, pontuou o médico.
Segundo o diretor do CRTM, Uanderson Barreto, para fazer a cirurgia de laqueadura e vasectomia, no caso dos homens, o Ministério da Saúde preconiza que a pessoa tenha mais que 25 anos de idade e dois ou mais filhos vivos. Os interessados devem apresentar documentos pessoais como RG e CPF individual e do cônjuge; certidão de nascimento de todos os filhos e cartão do SUS.
“Se houver interesse por parte das mulheres e homens em um dos procedimentos, a psicóloga e assistente social do CRTM ficarão responsáveis pelo agendamento dos mesmos. Todas as pessoas que vierem aqui hoje (02) serão atendidas e, se assim desejarem, sairão com os próximos passos necessários já agendados”, explicou. A cirurgia é feita no Hospital Plantadores de Cana (HPC), unidade habilitada no município.
Casado e pai de duas filhas, sendo uma portadora da Síndrome de Down, Abel Freitas Junior, 40 anos, tomou a decisão de fazer a vasectomia já que ele e a esposa não querem mais filhos. “Tenho uma filha de 15 anos e outra de oito, que é especial, então a gente tem uma probabilidade, de que na próxima gestação da minha esposa, caso ocorra, de vir outra criança com a doença ou com outros tipos de síndrome. Por isso, nós optamos em não ter mais filhos até para poder dar um suporte melhor a nossa filha especial”.
Já Suely Aparecida da Silva, de 37 anos, veio ao Centro de Referência e Tratamento da Mulher para saber informações sobre o DIU. “Eu tomo anticoncepcional há muitos anos e ultimamente eu não tenho tido bom resultado, pois está mexendo com a minha pressão e vivo tendo infecções urinárias. Então decidi fazer uma experiência para ver se irei me adaptar”.
Mãe de três crianças pequenas, a jovem Maiara da Silva Souza, 28 anos, optou pela laqueadura, pois não pretende ter mais filhos. “Tenho três crianças de casamentos diferentes e os gastos e cuidados são redobrados com educação, alimentação. Moro de aluguel também e mais um filho só iria aumentar a despesa”.
Os métodos contraceptivos disponíveis no SUS são Métodos Comportamentais, Métodos de Barreira, Anticoncepção Hormonal Oral, Anticoncepção Hormonal Injetável, DIU, Esterilização e Anticoncepção de Emergência (pílula do dia seguinte).