Parceiro das iniciativas em prol da economia e geração de empregos, o prefeito Wladimir Garotinho participou na manhã desta quinta-feira (04), do lançamento oficial da V Feira de Oportunidades, que vai acontecer nos dias 04 e 05 de outubro, no Instituto Dom Bosco – Colégio Salesiano.
"É importante que as instituições e o setor público se retroalimentem para que o ciclo seja completo e que possa gerar resultado para a população. Nós temos uma juventude que precisa de qualificação e, consequentemente, de emprego. Aqui estamos reunindo todos os setores viáveis para esta geração", disse Wladimir, durante o evento que aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).
O prefeito lembra que os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostram que, nos primeiros seis meses deste ano, o município superou o número de contratações com carteira assinada em relação a todo ano de 2021. “Vamos seguindo com parcerias para que possamos avançar ainda mais. A Prefeitura está dando todo apoio necessário para a realização deste evento. Nós do poder público somos geradores de sonhos, quando trabalhamos em união, com parceria, os sonhos se transformam em realidade. Vi aqui, representantes de muitas empresas grandes que vão fazer parte desta Feira, oferecendo oportunidade”., afirmou.
A V Feira de Oportunidades é elaborada pelo Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) e tem a Prefeitura de Campos como uma das principais apoiadoras. Durante o evento, foi apresentado aos representantes do setor produtivo e do setor educacional, a dinâmica da Feira que objetiva estreitar a relação entre escolas, empresas e comunidade, criando um espaço de integração entre setor produtivo, comunidade acadêmica e recurso humano especializado, reunindo empresas e instituições de ensino da região para que, em contato direto com estudantes, egressos e comunidade, possam articular e gerar oportunidades para o mundo do trabalho.
O presidente do Fidesc e reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Jefferson Manhães de Azevedo, disse que o que se vê em Campos é o poder público comprometido e determinado com o desenvolvimento e esse fator, naturalmente, gera oportunidade. “O Prefeito Wladimir disse em outro momento que esta será a maior de todas as Feiras e com o apoio que estamos tendo, tenho certeza disso. Vamos estar ladeados com grandes empresas para fazer a diferença na vida das pessoas”.
“A Feira de Oportunidades é uma tradição na região, e que vem ao encontro das maiores potencialidades da nossa economia. Temos aqui reunidos algumas das maiores instituições técnicas e de ensino no país, além de uma gama enorme de empresas ligadas ao mercado de petróleo e gás, de modo que a Feira constitui um elo fundamental para promover o desenvolvimento socioeconômico da região”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
Durante a Feira, as empresas da região poderão apresentar sua área de atuação e seu plano de contratações para que estudantes e profissionais possam vislumbrar as oportunidades oferecidas para o trabalho. Entre as ações a serem realizadas estão palestras técnicas e stands para exposição, e apresentação das instituições de ensino em cerca de mil metros quadrados de área coberta e um auditório com capacidade para 250 pessoas, disponíveis à programação.