Notícia no detalhe
Obras na Linha do Limão vão acabar com alagamentos e prejuízos
Estão em ritmo acelerado as obras de infraestrutura e reurbanização do trecho da Linha do Limão, autovia que contorna a zona urbana do distrito de Goitacazes, pelo setor Oeste, e que faz a ligação do distrito, a partir da Rodovia RJ-216, às localidades do Veiga, Poço Gordo e São Sebastião. As obras, que vão acabar com os alagamentos, utilizam técnicas avançadas da construção civil, como foi feito no segundo trecho da avenida Arthur Bernardes.
A extensa galeria de mais de mil metros, que vai desde à Casa de Cultura até o Canal da Canema, são super dimensio-nadas, com parte do trecho crítico (600 metros) feita com aduelas retangulares de 2mx1m, em concreto protendido e unidas com vedação que impede vazamentos. A escavação de 4m de profundidade para remoção do barro úmido é feita com utilização de forma clausura (estrutura de aço com dimensões de 5m comprimento x 3,5m de altura) para prevenir desmoronamento do terreno de solo instável.
No momento, o canteiro de obras da Linha do Limão emprega cerca de 50 pessoas, que administram os trabalhos de construção civil, manuseiam ferramentas e equipamentos leves, operam seis máquinas pesadas e 15 caminhões. "Após a construção do sistema de drenagem, base, sub base e asfaltamento, a via receberá obras de reurbanização, com intervenções para modernização no canteiro central e novo sistema de iluminação, que dará um novo aspecto ao bairro", informa o secretário de Obras e Urbanismo, César Romero.
- Temos três caminhões para transporte de ferramentas e cimento, 12 caminhões que transportam o solo lamacento escavados da antiga pista e ao mesmo tempo retornam com materiais para construção da base, duas escavadeiras hidráulicas de 320C de 20 toneladas cada escavam o solo lamacento e instalam as adulas que formam as galerias para escoamento das águas pluviais, uma retroescavadeira embarca a terra retirada das escavações e uma máquina Patrol faz o espalhamento dos materiais (laterita, areia e bica corrida) utilizados na construção da base para assegurar estabilidade do solo e evitar que as aduelas cedam e desencaixem, provocando problemas de vazamento e afundamento da pista depois de pronta - informou o técnico da Construtora Cofrenza, Lauro Quintal, responsável pela execução dos trabalhos.
Elogios à qualidade da obra - Os moradores e comerciantes da Linha do Limão acompanham as obras de perto e elogiam a qualidade dos materiais e as técnicas aplicadas. "Estamos satisfeitos com as obras, apesar dos transtornos da barulheira dos caminhões e das máquinas que trabalham o dia todo. Ninguém duvida que dessa vez as obras vão resolver de uma vez por todas os alagamentos que durante tantos anos provocam problemas e prejuízos para moradores e comerciantes. A gente comentava que a galeria feita com toda essa largura e altura vai dar muita firmeza na base e nada vai ceder embaixo da terra. Cremos que nossos problemas, como ter que caminhar com um par de calçado e depois ter que lavar os pés para colocar outro ao passar o aguaceiro, está no fim", disse com entusiasmo a comerciante da Linha do Limão, Gilda Azeredo Gomes Neto, 49.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
- 17/11/2025 15:24:14 Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
- 17/11/2025 15:14:09 Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
1711 15h24Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
1711 15h14Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















