O último dia da 370ª Festa do Santíssimo Salvador, neste domingo (7), foi de grande movimento na praça que tem o nome do Padroeiro de Campos. O comércio nas barraquinhas, com diferentes tipos de produtos, na maioria, artesanatos e alimentos, funcionavam em harmonia com ambulantes, que chamavam mais a atenção das crianças para os brinquedos de diferentes cores e funções. Como nos dias anteriores, além da programação religiosa, a estrutura montada pela Prefeitura de Campos garantiu o clima de tranquilidade que conseguiu atrair milhares de famílias à Praça São Salvador.
Eloah, de 3 anos, passeava de bicicleta pela praça, em meio à multidão, sob os olhares cuidadosos da mãe, Juliana Pereira, e da avó, Alda Valéria da Silva Pires.
"Acho que a festa é boa para a economia, para o turismo. Foi o primeiro dia que vim, mas minha mãe, que sempre gostou da Festa de São Salvador, trouxe minha filha nos outros dias e falou que estava muito legal. Achei o ambiente ótimo para as crianças. Trouxe minha filha justamente para ela poder brincar com outras crianças e estou vendo bastante segurança. Está ótima a festa e minha filha está brincando horrores", disse, brincando, a mãe de Eloah.
A avó da menina foi só elogios à 370ª Festa de Santíssimo Salvador. "A Prefeitura está de parabéns, porque fez uma festa grandiosa, brilhante e, em questão de segurança, tudo perfeito. Depois de praticamente três anos de pandemia, um período muito difícil, retornar com uma festa dessa, com tanta gente feliz, sem confusão, a população só tem a agradecer", completou Alda.
O jovem Pablo Castro estava com a namorada, Maria Eduarda Barbosa, e os irmãos dela, os gêmeos Guilherme e David, de seis anos, na festa. O casal também aprovou a organização da 77ª edição do evento. "Está muito legal, sem confusão, e poder trazer meus sobrinhos para brincar, de graça, é ainda melhor. Estão se divertindo muito", disse a tia dos meninos.
- Em comparação às outras festas, que aconteciam antes da pandemia, estou achando muito bem organizada, muita barraquinha, muita variedade de coisas para comer, um ambiente muito familiar e os shows estão maravilhosos. Trouxemos as crianças porque vimos que é seguro para elas, mas todo mundo está aproveitando bastante -, acrescentou Pablo.
Mas a organização não beneficiou só os fiéis e as famílias que foram aproveitar os festejos. Comerciantes também se disseram contentes com o movimento e com as vendas. Carlos Alberto Zacarias percorria a Praça do Santíssimo Salvador vendendo brinquedos para crianças, como um artefato de diferentes modelos para fazer bolinhas de sabão.
"Sou cadastrado na Prefeitura como ambulante e trabalho no feriado do padroeiro há quase 40 anos. A pandemia da Covid-19 atrapalhou, porque ficamos sem a festa, mas agora, graças da Deus, está tudo voltando a normalizar. Esse ano foi bom, foi muito bom. Aqui, na praça, correu tudo bem, não vi nada de errado na festa. As pessoas estão mais confiantes e nunca vi uma festa tão animada e, ao mesmo tempo, tão tranquila como esta. Não vi nem uma confusão e as famílias vieram aproveitar. A festa está muito bonita. As vendas foram boas e podiam até ser melhor, mas estamos passando a pandemia e com saúde e trabalho, então só temos que agradecer", comentou o ambulante, de 59 anos.