A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde (FMS), segue investindo na ampliação do seu parque de diagnóstico por imagem com a aquisição de dois aparelhos de ultrassom e quatro arcos cirúrgicos. Os novos aparelhos chegaram nesta sexta-feira (19) no Hospital Ferreira Machado (HFM) e no Hospital Geral de Guarus (HGG). As novas aquisições fazem parte do processo de modernização das unidades hospitalares do município, que tem o objetivo de proporcionar qualidade de vida aos pacientes e facilitar o trabalho das equipes médicas.
O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, reforça que, com a chegada desses novos aparelhos, a saúde avança e a qualidade de atendimento aumenta. “Uma determinação do prefeito Wladimir para que pudéssemos avançar na assistência à saúde do município, então iniciamos pela reestruturação das nossas unidades, melhorando e equipando todas elas. Aqui no HFM, especificamente, já mudamos totalmente o mobiliário, reformamos a recepção e estamos equipamento agora o nosso setor de imagens. Hoje recebemos dois arcos cirúrgicos que vão ser utilizados nos centros cirúrgicos para cirurgias mais complexas, como também um novo aparelho de ultrassonografia para que possa melhorar a assistência, com mais rapidez e resolutividade nos diagnósticos. É um avanço que não para, a cada dia que passa estamos consolidando essa determinação de avançar no dia a dia, em melhorar a qualidade da assistência e consequentemente melhorar a qualidade de vida da nossa população”, esclareceu.
“Hoje o parque tecnológico da Fundação Municipal de Saúde recebe uma grande evolução com a chegada de 4 novos arcos cirúrgicos, aparelhos fundamentais para cirurgia ortopédica, vascular e cirurgia de coluna, pois permitem a realização de exames radiográficos em tempo real, durante a realização de cirurgias. Além disso, a chegada de novos aparelhos de ultrassonografia, com capacidade inclusive de realização de ecocardiograma transesofagico e Doppler, alça os hospitais ao nível dos melhores hospitais do Estado” comentou o presidente da Fundação, Arthur Borges.
CONQUISTAS – Após o caminhão descarregar os aparelhos, foi prontamente iniciado a separação e a montagem. O processo de instalação vai começar e, até terça-feira (22), os aparelhos estarão instalados nos devidos setores do hospital, como explica o superintendente de Gestão e Planejamento da FMS e diretor administrativo do HFM, Gilberto Nunes. “Provavelmente na terça-feira, esses equipamentos estarão atendendo às nossas urgências e emergências. E em breve novos equipamentos devem chegar aqui no HFM e no HGG. Estamos trabalhando para oferecer uma melhor assistência e mais saúde para a população”, disse.
Gilberto comentou que os novos aparelhos foram conquistados devido às emendas que o Prefeito Wladimir Garotinho conseguiu. “Aproximadamente R$ 1,7 milhão em equipamentos. Tudo isso foi adquirido por meio de emendas que estavam praticamente perdidas, que não foram utilizadas pela gestão anterior. Então o prefeito, junto com a Secretaria de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde, conseguiu reaver essas emendas e realizar o processo licitatório para adquirir os equipamentos e assim oferecer uma melhor assistência a nossa população”, informou.
Também participaram da entrega dos novos aparelhos o vice-presidente da FMS, Matheus da Silva José; o superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber; e o chefe do Patrimônio da FMS, Eduardo Gonçalves.
OUTRAS AQUISIÇÕES - Só no mês de julho, o HFM recebeu 150 novas camas e 110 novas poltronas para acompanhantes de pacientes. Já o Hospital Geral de Guarus (HGG) recebeu, no total, 241 itens entre mobiliários e equipamentos, que vão contribuir nos serviços de urgência e emergência do novo Pronto Socorro. Além disso, a FMS obteve a aquisição de dois aparelhos de Raios-X, dois tomógrafos que foram destinados para o Hospital São José e para o HFM, além de uma lâmpada de fenda, aparelho utilizado para conhecer a saúde dos olhos, que trouxe mais eficiência ao serviço oftalmológico do Ferreira Machado.