A Secretária de Governo vai realizar reuniões semanais dos agentes de desenvolvimento local (ADLs) com secretários e representantes de secretarias operacionais do município. A proposta, conforme o secretário Ângelo Rafael Barros, é permitir que as secretarias apresentem aos agentes um balanço das principais ações desenvolvidas bairros e localidades que eles representam. A primeira reunião, nesta sexta-feira (19), informou sobre as ações da Secretaria de Serviços Públicos e contou com a participação do secretário da pasta, Fred Rangel, e o secretário de Comunicação, Sérgio Cunha, além da subsecretária de Limpeza Pública, Simone Muniz; o subsecretário de Iluminação Pública, Diego Dias; o gerente de Licenciamento de Obras Particulares da Secretaria de Obras e Infraestrutura, Ulisses Cardoso, e o vereador Marcione da Farmácia.
O secretário de Serviços Públicos lembrou que, no início do governo, apenas 30 homens da Vital Engenharia realizavam a limpeza de todo o município. "Conseguimos aumentar o efetivo para três equipes de 25 homens, realizando mutirões na primeira semana de cada mês. Esses mutirões foram sendo abandonados a medida que conseguíamos avançar com a limpeza e, em agosto do ano passado, criamos mais três equipes, aumentando esse quantitativo para nove equipes, composição atual cujo trabalho é dividido por setores, incluindo uma equipe volante, exclusiva para atender demandas do governo em função da realização de eventos e ações, como o Programa Prefeitura em Ação, o Morar com Saúde, e ainda programações do próprio bairro ou localidade, como festas religiosas. Nós últimos quatro meses conseguimos imprimir uma rotatividade dos serviços e estamos trabalhando para, ainda em setembro, criar mais duas equipes para atender as regiões norte e sul de Campos", contou Fred.
A subsecretária de Limpeza Pública contou que, para atender os mais de 270 bairros de Campos, há uma rotatividade das equipes pelos setores que viabiliza o bom funcionamento do serviço em todo o município. A dificuldade apontada ainda é com os pontos críticos: mais de 90 áreas ou terrenos onde lixo, entulhos, resíduos de obras são despejados irregularmente. Simone explicou aos agentes de desenvolvimento que cabe à Prefeitura a coleta do lixo doméstico e que à destinação do material despejado irregularmente nesses pontos críticos é, por lei, de responsabilidade de quem o gerou. Nesse sentido, Simone pediu o apoio dos ADLs para conscientizar as comunidades.
Já o subsecretário Diego Dias falou que são seis equipes cuidando da iluminação pública em Campos. "De cerca de 58 mil pontos de Iluminação existentes em Campos, encontramos mais de 30 mil apagados no início do governo. Já reparamos mais de 23 mil pontos e implantamos mais de 11 mil luminárias a Led, metade dessa quantidade em substituição nós pontos que precisam de reparos. Hoje não temos um bairro apagado em Campos e mais de 20 localidades já estão com iluminação 100% Led", detalhou.
A Comunicação, conforme o secretário Sérgio Cunha, vai desenvolver um projeto para acompanhar os agentes de desenvolvimento local em seus bairros e distritos. "Buscaremos uma forma de integrar ações e fortalecer a realização e a entrega de serviços diretos à população. Os agentes são parceiros e atores importantes, que atuam na ponta e representam suas comunidades tanto ao levantar as demandas locais como para informar e as realizações do governo, um governo que trabalha para as pessoas, que cuida da pessoas".