O pacote de obras para melhoria da circulação viária nos bairros de maior movimentação de veículos começa a ser executado na próxima segunda-feira (29). Os trabalhos serão iniciados às 7h na Rua José Bonaparte Vieira, prolongamento da Rua Saldanha Marinho, no bairro do Jóquei Clube, e fazem parte da primeira fase do projeto, que consta de sete fases, desde a Avenida Presidente Kennedy, no bairro do Jóquei Clube, no setor leste, até o bairro da Pecuária, no setor oeste da cidade. As obras estão orçadas em R$ 92 milhões, uma parceria entre a Prefeitura de Campos e o Governo do Estado.
Os últimos detalhes da estratégia operacional para a realização das obras de asfaltamento e recapeamento asfáltico foram definidos na tarde desta quinta-feira (25), na Secretaria de Obras e Infraestrutura, durante reunião com os técnicos da Secretaria de Obras, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras, do IMTT, e da Concessionária Águas do Paraíba.
O diretor de Fiscalização da secretaria de Obras da prefeitura, Ozeas Costa, ressalta que "são 103 ruas que vão passar por reparos na infraestrutura (redes de água, esgoto e adutoras de água potável) e que, em seguida, serão asfaltadas e outras recapeadas".
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Jorge Wílliam Cabral, destaca a importância da parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado para os investimentos que vão proporcionar melhoria na mobilidade urbana e no saneamento básico.
“A Prefeitura cuidou de elaborar o projeto macro em um trabalho conjunto entre técnicos da Secretaria de Obras, do IMTT, da Subsecretaria de Mobilidade. Firmada a parceria com o Governo do Estado, realizamos reuniões com todos os entes envolvidos, inclusive da Secretaria de Infraestrutura e Obras do Estado, para alinhar os serviços. Definimos inicializar as obras no conjunto de ruas da Fase 1, seguindo pela Fase 3 e na sequencia no conjunto de ruas da Fase 2. Essa estratégia será para evitar que as obras prossigam por vias sequenciais e causem transtornos no trânsito, que para minimizar vamos contar com a Guarda Civil Municipal para orientar e ordenar as vias”, disse Jorge Wílliam.
O engenheiro da Construtora Metropolitana, Gustavo Rebello, responsável pela execução das obras, ressalta que “conforme entendimento nas reuniões com os gestores da Prefeitura, do Governo do Estado e de Águas do Paraíba, nas vias que são corredores de tráfego vamos atuar com as obras de asfaltamento e de recapeamento também no período noturno para dar celeridade na conclusão”, informou Rebello, antecipando que a previsão de conclusão das intervenções é de até 9 meses.
O vice-presidente do IMTT, Davi Bonates, ressaltou que o asfaltamento e recapeamento vai resultar em maior agilidade e segurança no trânsito.
“Identificamos as principais vias de corredores de tráfego que são importantes para ligar diversos bairros entre si e com o Centro da cidade. As vias asfaltadas e recapeadas acabam com os buracos, evitam acidentes e proporcionam mais agilidade, com segurança para os motoristas, motociclistas e pedestres, considerando que todas as vias vão receber nova sinalização horizontal e vertical”, acrescentou.
O engenheiro Fiscal da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras, Gleidson Portela, esclarece que “a Secretaria atuará com a obras nas vias definidas pelo projeto desenvolvido pelos órgãos da Prefeitura, na medida que a concessionária Águas do Paraíba for liberando as vias que passarem pelos reparos na infraestrutura (redes de esgoto e drenagem pluvial)”, finalizou Gleidson.