A quarta etapa dos Mutirões da Saúde para cirurgias de cabeça e pescoço e urologia tem sido um sucesso. Nesta sexta-feira (26), pacientes comemoram as primeiras consultas com o médico cirurgião Raphael Abreu Sepulcri, responsável pelas cirurgias de cabeça e pescoço do Hospital Dr. Beda. Gerson, Angélica, Danúsia, Ana Lúcia e, tantos outros, que aguardavam na fila de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), agora respiram aliviados e agradecem ao prefeito Wladimir Garotinho pela sensibilidade em realizar o mutirão.
Para esta ação, serão realizadas 24 cirurgias por mês, entre condições benignas da tireoide e nódulos. Os mutirões foram lançados no último dia 17 pelo prefeito Wladimir.
“Tenho hipertireoidismo e há dois anos descobri alguns nódulos na tireoide. Na época, procurei um endocrinologista que avaliou a necessidade de uma cirurgia. Não tenho palavras para descrever a minha felicidade em poder fazer esse procedimento”, comemorou o morador de Venda Nova, Gerson Pessanha, 51 anos.
Para Angélica Leite do Couto, 55 anos, o sentimento é de gratidão. “Tenho nódulos na tireoide que estão em constante crescimento. Se não fizer a cirurgia, pode se transformar em algo pior. Não tenho dinheiro para esse procedimento e o mutirão veio em boa hora”.
Otimista e feliz com a possibilidade de realizar a cirurgia para retirada dos três nódulos na tireoide, Ana Lúcia Jerônimo dos Santos, 47 anos, também agradeceu ao prefeito. “Estou aguardando por essa cirurgia há três anos. Já agradeci muito a Deus e estou em orações constantes pelo prefeito Wladimir para que ele continue nesse caminho, ajudando os mais humildes”.
Já Danúsia do Rosário, 45 anos, elogiou o atendimento recebido no Núcleo de Controle e Avaliação, da Secretaria Municipal de Saúde, e a agilidade na marcação da consulta. “No ano passado descobri que tenho adenoma (tumor benigno) e preciso operar. Fiquei sabendo do mutirão através das redes sociais e procurei o Núcleo. Foi tudo tão rápido que em uma semana já estava com a consulta marcada”, disse ela, cujo nódulo está localizado na cabeça, atrás da orelha.
As cirurgias de cabeça e pescoço serão realizadas no Hospital Plantadores de Cana (HPC) e no Hospital Geral Doutor Beda. Ainda dentro do mutirão, serão realizados procedimentos de remoção das paratireoides (Paratireoidectomia), intervenção essa que é indicada em casos de hiperparatireoidismo, em pacientes com Insuficiência Renal Crônica (IRC), hipercalcemia e/ou hiperfosfatemia e em pessoas com doença óssea avançada, além de ultrassonografia da tireoide, para detecção de câncer.
Para o agendamento, a pessoa tem que comparecer ao Núcleo de Controle e Avaliação, que funciona na Rua Voluntários da Pátria, nº 185, em frente ao prédio da secretaria de Saúde. Entre os documentos necessários estão o pedido original do SUS – encaminhamento médico –, documentos pessoais e cartão do SUS.
“Iniciamos um passo muito importante na cidade e aqui na unidade (Beda). Desde que cheguei aqui, em 2016, via a angústia desses pacientes porque a gente não estava habilitado para contemplar essas pessoas (com nódulos benignos), principalmente pacientes da nefrologia, que sofrem de hiperparatireoidismo secundário, por conta da diálise. Então a expectativa é muito boa para começarmos a trabalhar e trazer qualidade de vida a essas pessoas que tanto precisam”, disse o cirurgião Raphael Sepulcri, que é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.