Com objetivo de estimular a interação dos profissionais de psicologia no serviço público, a Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SMARH), por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, promoveu nesta segunda-feira (29), o I Encontro Municipal de Psicologia. A programação teve início às 8h e durou até às 16h30, no Auditório do Teatro de Bolso Procópio Ferreira. O evento, que marcou a comemoração de 35 anos da Psicologia no município, abordou a práxis do psicólogo no serviço público e reuniu psicólogos atuantes na Prefeitura de Campos.
“Esse evento é importante, pois cria um espaço de atualização, de capacitação e, também, de revisão de práticas. Porque o trabalho, por conta do volume e da complexibilidade, muitas vezes rouba de nós energia, conhecimentos e a gente precisa se restabelecer. A gente costuma dizer que ninguém dá o que não tem, e o que eu desejo é que nesse encontro de psicólogos eles possam ter refletido suas práticas, trocado suas experiências para continuar crescendo”, disse o secretário de Administração e Recursos Humanos, o professor Wainer Teixeira, que esteve presente no encontro, junto com o subsecretário de Gestão de Pessoas, Felipe Augusto.
O encontro contou com vários momentos de troca de conhecimentos, como conferências sobre “A trajetória da psicologia no serviço público em Campos dos Goytacazes: 35 anos de história”, mediada pelas psicólogas Carmen Aguiar Cruz e Zulmira Helena de Araújo Viana Jorge, “A psicologia e as violações das subjetividades frente às demandas contemporâneas: reflexões acerca da exigência de respostas objetivas para questões complexas”, mediada pela Doutora Bárbara Breder Machado, e “Psicologia e Políticas Públicas”, mediada pela Doutora Denise Saleme Maciel Gondim.
“Toda profissão precisa ser repensada, precisa ser reconstruída. E a psicologia é uma profissão que, a cada dia, tem recebido uma maior importância, e a gente reconhece a valorização que ela precisa receber. É muito importante que o município de Campos se empenhe nessa tarefa. É muito importante que a secretaria de Administração estimule a releitura e a formação”, comentou a psicóloga Débora Rosa, da SMARH, que fez parte da comissão de organização do encontro.
Na ocasião houve ainda uma mesa-redonda com psicólogos representantes das secretarias de Saúde - Claudete Costa Saraiva; Desenvolvimento Humano e Social - Priscila Paes; Educação, Ciência e Tecnologia - Engrácia Manhães Gabriel de Brito Cavalcanti; e Secretaria de Administração e Recursos Humanos - Jamile Cristine dos Santos.
“Eu acho excelente a iniciativa, porque é um marco no município. É o primeiro encontro de psicologia, que é uma categoria muito importante e que precisa mais do que nunca ter o seu espaço. E tendo em vista nossa realidade, todos comprometidos de alguma forma emocionalmente, em um período de pandemia de dois anos, em que a gente, agora, está aprendendo a viver. Então, mais do que nunca, é uma excelente oportunidade para os profissionais da rede se unirem e fortalecer a rede, no sentido, não só de uma categoria que é muito importante, mas também como profissionais e servidores públicos”, relatou a psicóloga Jamille Cristine dos Santos, que atua há 10 anos no município.