O projeto Diálogo com Educadores chegou, nessa terça-feira (30), a mais duas unidades escolares: Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, em Guarus, e Escola Municipal Carlos Chagas, em Jacarandá, Travessão. O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, e a assessora técnica da Seduct, Cátia Mello, participaram da reunião com os professores. A utilização dos novos laboratórios de Ciências, Matemática, Robótica e Brincar e Aprender foi um dos assuntos principais na primeira unidade. Várias sugestões foram apresentadas pelos educadores que passaram a ser acolhidos e ouvidos pela gestão municipal. Elas serão analisadas pelo Conselho Municipal de Educação (CME).
O secretário enfatizou a importância do projeto e dos encontros com diretores e professores das unidades escolares. “Discutir as questões pedagógicas é de suma importância para o processo de ensino-aprendizagem. E, para que essa aprendizagem seja de qualidade é necessário que tudo funcione bem. Há diferenças de escola para escola, região para região, e isso tudo precisa ser visto. Estamos no nosso quarto encontro com o projeto Diálogo com Educadores e estou tendo a oportunidade de conhecer de perto a realidade da nossa rede. Não há como fazer gestão educacional sentado no gabinete”, reforçou o secretário.
A diretora da escola, Maria de Fátima Alonso Alves, conta que a unidade existe há 12 anos, tem 960 alunos e atende da Educação Infantil ao 9º ano de escolaridade. Ela ressaltou a importância do encontro com o secretário. “Esse projeto é extremamente importante essa abertura com o secretário é essencial para que possamos fazer um trabalho de qualidade. Manter esse diálogo aberto, ouvir e poder falar de nossas demandas e angústias, é muito bom”.
A professora Silvana de Faria Viana participou da reunião pela primeira vez. “Esse contato direto é muito proveitoso. Falar e ouvir fazem diferença na Educação. É uma oportunidade única”. Assim como Silvana, a professora Rosângela Gomes, também participou do projeto pela primeira reunião. “É sempre bom ter um canal aberto com o secretário para que ele possa ouvir nossas demandas e conhecer nosso trabalho”.
A professora Walquíria Rangel ressaltou a aproximação com a Seduct. “Ver o secretário aqui nos anima muito porque estamos fisicamente longe da Secretaria. Com ele aqui é possível fazer observações, saber dos trabalhos realizados na Educação. E se o secretário está aqui é porque ele está disposto a ouvir”.
Na semana passada, Marcelo Feres, realizou mais um “Diálogo com Educadores”. O local escolhido foi o Ciep Professora Carmem Carneiro, no bairro Eldorado, em Guarus. No encontro, Marcelo Feres falou sobre a criação do portal PAE e ainda do Estação Educação, projeto que, atualmente, conta com seis salas-estúdios inauguradas em escolas situadas em diferentes bairros e localidades para que os professores do entorno tenham acesso aos locais para a gravação de aulas on-line.
O Diálogo com Educadores é mais um canal de conversa criado pelo secretário para aproximar professores, gestores aos projetos e trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Além desse projeto, há ainda o Secretário em ação, no qual Feres se reúne com diretores nas localidades onde a escola está situada. Foi criado ainda o Comitê Permanente de Planejamento e Gestão (CPPG), que, este ano, ampliou sua representatividade. O CPPG tinha 14 membros e passou a contar com 36 gestores e outros integrantes. Eles ajudam a Seduct a pensar a educação, por meio de um processo de construção colaborativa. Outra importante medida foi a implantação do plantão de atendimento aos gestores, que acontece semanalmente na sede da Secretaria, com a presença do secretário, subsecretários e diretores de departamentos, a fim de aumentar a resolutividade e agilidade na resposta das demandas.