As inscrições para participação no edital de chamamento público visando a seleção de projetos de empreendedores para atuação no Programa Municipal de Apoio à Economia Criativa foram prorrogadas até o dia 07 de setembro. O prazo terminaria nesta quarta-feira (31). O programa foi criado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e visa apoiar, com bolsas de empreendedorismo, a profissionalização de empreendedores através do Curso de Plano de Negócios para a Economia Criativa na TEC Campos Incubadora.
O edital foi publicado no Diário Oficial do município, com base na Lei 9134/2022, e pode ser acessado no Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) – (
AQUI)
“Serão contemplados 10 projetos e concedidas até 20 bolsas individuais, por um período de 4 meses, para até 2 empreendedores por equipe selecionada, denominado empreendedor 1 e empreendedor 2, que apresentarem criatividade e viabilidade, com potencial de se transformarem em empreendimentos ou eventos da economia criativa”, informou o secretário de Educação, Marcelo Feres.
Cada proponente pode submeter um projeto com uma equipe constituída por até 3 membros, denominados de empreendedor 1, empreendedor 2 e empreendedor 3. As bolsas terão valor unitário de R$1.100,00 por mês, pagas aos empreendedores 1 e 2 da equipe. Os recursos serão pagos aos bolsistas em 4 parcelas, mensalmente, definidos na programação orçamentária da Seduct.
O período de seleção acontecerá entre os dias 08 e 16 de setembro. Os interessados devem enviar a documentação exigida no edital em arquivo PDF, para a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, no email economiacriativa@edu.campos.rj.gov.br. A divulgação dos resultados preliminares será feita em 21 de setembro, de acordo com o novo calendário, no mesmo site.
Segundo a gerente de Articulação de Projetos da Seduct, Adriana Crespo, os trabalhos deverão ser enquadrados em uma das seguintes modalidades temáticas: Turismo; Lazer; Design; Arquitetura; Games; Artes Visuais; Moda; Música; Literatura; Patrimônio Cultural (expressões tradicionais e sítios culturais); Audiovisual; Artes cênicas; Novas mídias; Artesanato; Cultura popular e Arte urbana.
“A Economia Criativa está relacionada a tudo que se assiste, ouve e interage. Ou seja, tudo que é compreendido como obra da criatividade humana e pode servir como ferramenta para o desenvolvimento econômico e social de territórios. É a área da economia da cultura que abrange os ciclos de criação, produção e distribuição de bens e serviços que usam criatividade, cultura e capital intelectual como insumos primários. A Economia Criativa estimula a geração de renda, cria empregos e oportunidades, e promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano”, disse Adriana.
A TEC é uma incubadora de empresas do Norte Fluminense constituída por: Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Instituto Federal Fluminense (IFF); Universidade Federal Fluminense (UFF); Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (FUNDENOR); Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense (FUNDAÇÃO PRÓ-IFF); Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro (SEBRAE-RJ); Associação Comercial e Industrial de Campos (ACIC); Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Visa garantir uma estrutura para estimular a criação e o desenvolvimento de novos negócios, capacitando o empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais e oferecendo uma infraestrutura física mínima necessária ao funcionamento das empresas nascentes.
NOVO CRONOGRAMA
Lançamento do Edital 24/08/2022
Período de inscrição 24/08 a 07/09/2022
Seleção 08/09 a 16/09/2022
Divulgação dos resultados preliminares 21/09/2022
Recursos 21/09 e 22/09/2022
Divulgação dos resultados finais 28/09/2022
Assinatura do termo de outorga das bolsas 03 a 07/10/2022
Início das atividades dos projetos selecionados 10/10/2022